Urgência de cirurgia pediátrica do Hospital de Braga retomou funcionamento pleno

20 de Setembro 2022

As urgências de cirurgia pediátrica do Hospital de Braga voltaram a funcionar “24 horas por dia, sete dias por semana”, depois de um encerramento no período noturno que durava desde 01 de julho, disse hoje fonte hospitalar.

Em declarações à Lusa, a diretora clínica do hospital, Paula Vaz Marques, disse que a regularização do funcionamento só foi possível graças “à flexibilidade e à disponibilidade que os médicos do serviço de cirurgia pediátrica demonstraram”.

“Além desta disponibilidade aumentada, também conseguimos contratar um novo médico 40 horas por semana e tivemos também a contratação de prestadores de serviço e, com isto, conseguimos esta solução, que é a que melhor serve os interesses da população”, referiu.

Desta forma, as urgências de cirurgia pediátrica retomaram na segunda-feira o seu funcionamento 24 horas por dia.

Assim, das 08:00 às 24:00 há a presença física de médicos no Serviço de Urgência e no Internamento, enquanto das 00:00 às 08:00 os cuidados são assegurados em regime de prevenção, ou seja, caso seja necessário haverá sempre algum profissional disponível para ir ao hospital.

“Neste momento, temos uma cobertura do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, sete dias por semana. Felizmente, conseguimos encontrar uma solução que serve os interesses da população pediátrica do Hospital de Braga”, disse ainda Paula Vaz Marques.

O Hospital de Braga estava, desde 01 de julho, sem urgências de cirurgia pediátrica no período noturno.

Desde então, entre as 20:00 e as 08:00, ficou apenas assegurada a observação de crianças já internadas e daquelas que tinham sido submetidas a cirurgia nos últimos 30 dias e que recorressem à urgência por motivo relacionado com essa mesma cirurgia.

No fundo, no período noturno os cirurgiões pediátricos apenas asseguravam a chamada “prevenção interna”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Menos arsénio na água diminui mortes por cancro e doenças cardíacas

Um estudo recente publicado na revista científica JAMA revela que a diminuição dos níveis de arsénio na água potável está associada a uma redução significativa da mortalidade por doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardiovasculares. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights