Congresso SPAIC: O doente alérgico no centro dos cuidados

21 de Setembro 2022

Decorre de 6 a 9 de outubro, no Centro de Congressos do Hotel Porto Palácio, a 43.ª Reunião Anual da SPAIC, com um programa científico que promete colocar o doente no centro dos cuidados, informa a SPAIC em comunicado enviado às redações.

“É absolutamente crucial colocar-se os doentes no centro de toda a abordagem imunoalergológica: da investigação à prevenção, abordagem terapêutica e reabilitação. Não se trata apenas de saber ouvir os doentes, mas integrá-los na definição de estratégias de prevenção e tratamento, nas suas diferentes vertentes, num equilíbrio entre cuidados orientados por dados e cuidados centrados no doente. Trata-se também de procurar ajustar as nossas abordagens de investigação para que os doentes sejam integrados na co-criação, desenho e proposta de estudos de pesquisa científica. De Patient-reported outcomes para investigação e tratamento, a trajetos integrados de doentes; de “clubes de doentes” a Research co-design in health”, explica Luís Taborda Barata, presidente de honra da Reunião Anual da SPAIC, citado na nota à imprensa.

Já para Manuel Branco Ferreira, “o tema desta nossa reunião anual reflete a cada vez maior importância de os doentes estarem 100% envolvidos nas decisões terapêuticas individuais, que devem ser adaptadas sempre de acordo com os objetivos que cada doente pretenda conseguir atingir”. O presidente da SPAIC refere ainda que “não nos podemos esquecer do papel das associações de doentes na promoção dos cuidados de saúde e na pressão política e social em prol dos doentes, também cada vez mais um papel central, como se pôde constatar com o caso da comparticipação a 100% para os dispositivos de adrenalina autoinjetável”.

Para mais informações sobre o congresso consulte Aqui

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights