BNP Paribas Cardif apoia projeto para prevenir a obesidade infantil

26 de Setembro 2022

A BNP Paribas Cardif Ibéria apoiará o projeto SAFALÍN em Portugal, uma iniciativa que pretende combater e reduzir a obesidade infantil no país, realizada em parceria com a Gasol Foundation e a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa.

A empresa de seguros é responsável pelo financiamento desta iniciativa em Portugal, dentro do projeto global de prevenção e redução da obesidade infantil, para além de disponibilizar voluntários da BNP Paribas Cardif que serão envolvidos em diferentes atividades, como as oficinas com famílias e crianças.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é o mais recente parceiro deste projeto, juntando-se à Gasol Foundation para apoiar a missão de promover hábitos de vida saudáveis entre as crianças e as suas famílias. A parceria entre ambas foi mediada pela Fundação Luís Figo.

A intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa neste projeto irá traduzir-se na cedência de espaços próprios para a realização das várias iniciativas, para além de ser a responsável por mapear as famílias que participarão nas diferentes atividades. No total, estima-se que cerca de 45 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica serão envolvidas nas dinâmicas do projeto SAFALÍN.

O mais recente Relatório da Obesidade da Região Europeia, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, indica que o excesso de peso e a obesidade estão entre as principais causas de morte e de incapacidade na região europeia e que, no geral, cerca de dois terços dos adultos e uma em cada três crianças em idade escolar vivem com excesso de peso ou obesidade.

“A participação da BNP Paribas Cardif nesta iniciativa é algo que faz parte da nossa estratégia de fazer a diferença na sociedade em que vivemos. Acreditamos que todos devemos fazer a nossa parte para garantir que as crianças possam ter uma vida saudável e equilibrada”, refere Glória Ferreira, diretora de comunicação e CSR da BNP Paribas Cardif Iberia. “A implementação deste projeto em parceria com a Gasol Foundation e, agora, com a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa são passos seguros na construção de uma sociedade que esteja mais alerta e interessada no combate e na prevenção do excesso de peso e da obesidade infantil”, conclui.

“Promover hábitos de vida saudáveis nas famílias e crianças portuguesas é um grande passo na redução das desigualdades sociais neste país, que está, juntamente com Espanha, entre os países europeus com maior prevalência de excesso de peso infantil”, comenta Cristina Ribes, diretora executiva da Gasol Foundation Europe. “Poder colaborar com duas entidades como a BNP Paribas Cardif Ibéria e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa garante que o projeto SAFALÍN tenha uma boa base para o seu sucesso”, acrescenta.

A Unidade de Intervenção Familiar (UIF) é uma resposta específica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) com competência em matéria de infância e juventude e que vai ao encontro da missão da instituição de promover ações de prevenção primária e secundária, visando a promoção, defesa e concretização dos direitos da criança e do jovem. O modelo de intervenção desenhado por esta unidade para o trabalho junto das famílias que acompanha está orientado para a valorização das forças familiares e para a facilitação da mudança, partindo da compreensão das razões que levam as famílias a iniciar ou a repetir um funcionamento que ameaça o bem-estar das suas crianças. A UIF tem por missão: intervir com as famílias, promovendo as suas competências, capacitando-as na autonomia, para que, acreditando nas suas potencialidades de mudança, proporcionem às crianças e jovens a sua integração plena na sociedade. E como visão: capacitar famílias para que as crianças e jovens sintam os seus direitos garantidos.

O SAFALÍN (Saúde, Famílias, Infância) é um programa que tem por objetivo promover hábitos saudáveis, dirigido a crianças entre os 6 e 12 anos e suas famílias que vivem numa situação de vulnerabilidade socioeconómica. A iniciativa pretende dar ferramentas e capacitar os núcleos familiares para aplicar mudanças nas suas rotinas diárias. A implementar agora em Portugal, o SAFALÍN já causou impacto na Catalunha, através da realização de workshops para mais de 50 famílias, sensibilizadas para a importância dos “4 planetas da Galáxia Saudável”, pilares necessários para promover estilos de vida saudáveis: a atividade física diária, hábitos alimentares saudáveis, cumprimento das horas de sono recomendadas e o bem-estar emocional.

Em conjunto com a BNP Paribas Cardif Iberia, esta será a primeira vez que a Gasol Foundation realiza um projeto em Portugal. Tendo já diversos programas de intervenção em Espanha e nos Estados Unidos, a fundação, criada pelos irmãos espanhóis Paul e Marc Gasol, ex-jogadores da NBA e atletas olímpicos, tem como missão diminuir a obesidade infantil através da investigação, ações de sensibilização e programas holísticos orientados à promoção de hábitos de vida saudáveis entre famílias e crianças em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

O apoio da BNP Paribas Cardif ao projeto SAFALÍN faz parte da nova estratégia definida pela seguradora na prevenção do excesso de peso e obesidade, contribuindo para o desenvolvimento de investigações que consigam melhorar a deteção e prevenção de distúrbios alimentares e obesidade, para além de apoiar associações que estejam dedicadas à prevenção do excesso de peso e obesidade nos países onde a BNP Paribas Cardif opera.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O Governo pode esperar seriedade, credibilidade e transparência do Sindicato Independente dos Médicos”

O médico de saúde pública Nuno Rodrigues, novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, conversou com o HealthNews sobre a sua carreira, a atividade sindical, os objetivos do SIM no triénio 2024-2027, as relações com o Ministério da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos tem propostas para aumentar o acesso dos portugueses à saúde e quer que até 2 de junho estas sejam analisadas e consideradas para o plano de emergência.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights