Partilhar informação sobre comunidade LGBT+ é objetivo de seminário em Ponta Delgada

3 de Outubro 2022

O seminário Diversidade Sexual e de Género realiza-se na sexta-feira, em Ponta Delgada, organizado pelo projeto (A)mar, para discutir os temas LGBT+ e partilhar informação com os profissionais das áreas da saúde, social e escolar, foi hoje revelado.

O seminário Diversidade Sexual e de Género realiza-se na sexta-feira, em Ponta Delgada, organizado pelo projeto (A)mar, para discutir os temas LGBT+ e partilhar informação com os profissionais das áreas da saúde, social e escolar, foi hoje revelado.

“Este seminário pretende trazer os temas da orientação sexual e da questão LGBT+ ao público em geral e trazer informação aos profissionais da área da saúde e social, envolvendo as escolas, porque consideramos que é uma área em que não tem havido uma aposta na partilha de informação”, afirmou à agência Lusa, Joana Amen, da organização.

Segundo disse, o seminário pretende “trazer informação aos profissionais” de várias áreas que querem abordar a comunidade LGBT+, mas “muitas vezes não sabem a melhor maneira para o fazer”.

“A comunidade LGBT+ faz parte da nossa sociedade e começa a haver mais abertura. Todos os profissionais devem saber que há questões relativamente a este grupo que é mais vulnerável e que têm de ser tidas em consideração”, realçou.

O seminário conta com “investigadoras nacionais que vêm falar sobre o estado atual da comunidade” LGBT+ nos Açores.

A psicóloga alertou para a necessidade de falar sobre os temas relacionados com a liberdade de género e diversidade sexual como forma de “combater os tabus”.

“Julgo que é preciso falar disto em todo o país. Não é só nos Açores. Os Açores são uma sociedade conservadora, onde ainda não se fala muito disto e onde importa trazer estes assuntos, mas, infelizmente, isto ainda é uma situação que acontece em muito lado”, considerou.

Questionada sobre a situação atual da comunidade LGBT no arquipélago, Joana Ámen insistiu na importância de “levar informação e formação” aos profissionais da educação, da saúde, da área social e do emprego.

“Estamos mais sensíveis e já vemos muitas bandeiras LGBT, mas ainda carece trazer informação aos profissionais como atuar. As pessoas até têm todo o interesse em incluir e não discriminar, mas ainda não estão muito divulgadas as boas práticas”, reforçou.

O seminário vai contar com a participação da antropóloga Joana Brilhante, da socióloga Mara Peri, da psiquiatra Mariana Bettencourt, da endocrinologista Catarina Senra e das psicólogas Mafalda Esteves e Joana Amen.

No evento, vão ainda existir conferências da diretora dos Serviços do Trabalho da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego, Susana Martins, e da psicóloga Solange Ponte.

O Projeto (A)mar –Açores pela Diversidade foi lançado em 2021 pela Associação de Planeamento Familiar na região.

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This