Sem-abrigos com consultas de Optometria gratuitas em Vila Nova de Gaia

11 de Outubro 2022

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, vai participar no Projeto Integrar, com a realização de 25 consultas de prestação de cuidados para a saúde da visão a pessoas em situação de sem abrigo.

Raúl de Sousa, Presidente da APLO, alerta que “o acompanhamento clínico atempado feito por um Optometrista é determinante no sentido de identificar precocemente possíveis problemas de saúde da visão antes que evoluam para estados irreversíveis”.

“Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira e pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira que poderia ter sido evitada se lhes fosse assegurado acesso aos cuidados necessários para condições como miopia, glaucoma e catarata”, acrescenta.

Neste sentido, a APLO irá garantir “a prestação de cuidados para a saúde da visão com prescrição de dispositivos médicos oftálmicos para a compensação de erros refrativos.”

As consultas decorrerão no espaço do DropIn, promovido pelo InteGrar, “onde as pessoas em situação de sem abrigo, podem encontrar apoio e acompanhamento social nas problemáticas diárias a que esta população está exposta.”

Na quinta-feira assinala-se o Dia Mundial da Visão.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights