Uganda regista primeira morte por Ébola na capital

12 de Outubro 2022

O Uganda registou a primeira morte por Ébola na capital, Kampala, desde o início da epidemia declarada no país em 20 de setembro, anunciaram as autoridades sanitárias ugandesas, citadas hoje pela comunicação social local.

Um homem infetado com o vírus viajou do distrito de Mubende, no centro do país, onde foi registada a origem do surto e onde tinha sido diagnosticado, fugiu para a capital, onde veio a morrer, anunciaram as autoridades sanitárias ugandesas.

O homem estava identificado como tendo sido contagiado, mas fugiu para receber tratamento de um curandeiro tradicional. Ao perceber que o tratamento não funcionava, pediu para ser levado para o Hospital Kiruddu, em Kampala, de acordo com a ministra da Saúde do Uganda, Jane Ruth Aceng, em declarações à comunicação social do país na terça-feira.

Ainda de acordo com a governante, o homem fugiu de Mubende há cerca de uma semana para um bairro na área metropolitana da capital, e morreu na passada sexta-feira, um dia depois de ter sido admitido no hospital.

Aceng referiu que as equipas médicas que trataram o homem estavam atentas ao perigo de contágio e que se protegeram, porque o paciente chegou ao hospital gravemente doente.

Quarenta e duas pessoas com quem o homem pode ter estado em contacto foram identificadas e estão a ser seguidas.

De acordo com a ministra, não existem atualmente outros casos confirmados de Ébola em Kampala, mas a cidade e os distritos circundantes são considerados de alto risco.

O corpo do homem, que se tinha identificado com um nome falso para evitar ser preso, foi reconhecido pelos líderes da comunidade de Mubende, onde foi enterrado.

De acordo com os últimos números oficiais, o surto de Ébola no Uganda acumula agora um total de 54 casos confirmados, incluindo 19 mortes, bem como 20 mortes prováveis de pessoas que morreram antes da introdução dos testes que o confirmaram.

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Uganda, Yonas Tegegn, explicou na semana passada que o país está a trabalhar em protocolos de importação de dois tipos de vacinas, embora ainda não esteja provada a sua eficácia contra a estirpe Sudão invulgar, responsável pelo surto.

Uma destas vacinas está a ser desenvolvida pelo Sabin Vaccine Institute (norte-americano) e a outra por investigadores da Universidade de Oxford, Reino Unido.

“Neste momento, cientistas ugandeses e internacionais estão a trabalhar para fazer chegar estas vacinas ao Uganda. Mas ainda não temos dados suficientes para as podermos distribuir em grande escala, e os fornecimentos são escassos”, afirmou Tegegn, numa conferência de imprensa virtual na passada quinta-feira.

Ao contrário da estirpe Zaire, registada em epidemias da doença na vizinha República Democrática do Congo (RDCongo), não existe ainda uma vacina aprovada para a estirpe Sudão, que se instalou no Uganda.

O Uganda declarou um surto de ébola em 20 de setembro na sequência da confirmação de um caso fatal na localidade de Mubende.

A estirpe Sudão não só é menos transmissível como apresenta menor taxa de mortalidade (40% – 100%) que a Zaire (70% – 100%).

O surto de ébola no Uganda afeta já cinco distritos no centro e oeste do país, de acordo com Tegegn.

Este não é o primeiro surto de Ébola no Uganda. A doença matou milhares de pessoas em toda a África, desde a sua descoberta em 1976 na vizinha RCongo.

A transmissão do vírus nos humanos ocorre através de fluidos corporais, e os principais sintomas são febre, vómitos, hemorragias e diarreias.

As pessoas infetadas só se tornam contagiosas após o início dos sintomas, que se manifestam depois de um período de incubação que varia de dois a 21 dias.

A doença tem seis estirpes diferentes, três das quais (Bundibugyo, Sudão, Zaire) já causaram grandes epidemias.

Países como a RDCongo, Quénia, Tanzânia, Ruanda e Somália estão em alerta para evitar uma possível propagação do vírus.

O vírus atingiu vários países da África Ocidental entre 2014 e 2016, causando a morte de 11.300 pessoas, entre mais de 28.500 casos registados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS do Oeste em processo de certificação pela ERAS

A Unidade Local de Saúde do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia Geral das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights