Mais de um em cada quatro portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe

14 de Outubro 2022

Mais de um em cada quatro portugueses com 65 ou mais anos de idade já terão sido vacinados contra a gripe desde o início da vacinação deste grupo prioritário, indicam os dados da primeira vaga do vacinómetro.

Segundo os primeiros resultados do vacinómetro para a época gripal 2022/2023, a que a agência Lusa teve acesso, terá sido vacinada 26,8% desta população.

O vacinómetro, promovido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da empresa biofarmacêutica Sanofi Pasteur, acompanha a vacinação contra a gripe ao longo da época gripal em tempo real, através de questionários.

Os dados revelam que, desde o início da época gripal 2022/2023, da população incluída nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), já terão sido vacinadas 22,3% das pessoas com doença crónica – 22,3% das pessoas com diabetes e 22,5% da população com doença cardiovascular – e 21% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes.

Quanto ao grupo etário entre os 60 e os 64 anos, os dados apontam para uma vacinação de 11,3%, sendo que 41,3% se vacinou por iniciativa própria.

A vacinação contra a gripe, que teve início em setembro é recomendável, segundo a DGS, para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos, imunodeprimidos e grávidas.

No grupo etário dos 80 anos de idade ou mais, 56,0% afirmou já ter sido vacinada.

Na proteção das grávidas com a vacina da gripe, o vacinómetro indica uma cobertura de 42,0%, sendo que 39,7% das mulheres grávidas inquiridas não vacinadas disseram que ainda tencionam fazê-lo.

Em relação à população entre os 18-59 anos de idade, o relatório mostra uma taxa de vacinação de 2,2%.

Da população vacinada com 65 ou mais anos de idade (recomendação da DGS), 35,8% é do Algarve, 31,4% da área metropolitana de Lisboa, 20,3% da região Centro e 28,0% da região Norte.

Os dados do vacinómetro indicam igualmente que 9,1% dos vacinados no grupo dos 65 ou mais anos de idade fizeram-no pela primeira vez este ano.

Dos doentes crónicos vacinados, 10,4 % fizeram-no pela primeira vez este ano e 69,1% das pessoas não vacinadas pertencentes a este grupo pretendem ainda vacinar-se nesta época gripal.

Quanto aos profissionais de saúde, 14,9% foram vacinados pela primeira vez este ano e 49,8% das pessoas inquiridas neste grupo e que ainda não estão vacinadas pretendem fazê-lo.

Na amostra estudada, do total de vacinados, 42,2% fê-lo por recomendação médica, 19,5% por iniciativa própria, porque procuram estar sempre protegidos, 18,6 % porque foram notificados para agendamento pelo SNS e 15% no contexto de uma iniciativa laboral.

A vacinação para os grupos recomendados e com gratuitidade decorre em cinco fases, através de convocatória por SMS para a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19).

A 1.ª fase, iniciada a 07 de setembro, abrangia as pessoas com 80 ou mais anos de idade ou com comorbilidades, a 2.ª fase, que arrancou no dia 15 de setembro, incluía os residentes em lares, a 3.ª (desde 21 setembro) incluía os profissionais de saúde, a 4.ª (07 outubro) pessoas com 70 ou mais anos de idade e a 5.ª fase, irá arrancar a 12 de novembro, vai incluir as pessoas com 60 ou mais anos de idade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights