“Autismo é Amor”, como se designa a atividade, contará, no local, com uma pedopsiquiatra, uma psicóloga e um professor de musicoterapia.
“[Os profissionais] vão informar e aconselhar as famílias sobre algumas atividades que podem ser direcionadas aos seus meninos, assim como dar dicas de iniciativas para cuidar também de si”, contou à agência Lusa.
A organização adianta que também acontecerão testemunhos de crianças autistas e dos encarregados de educação.
A ideia de promover esta iniciativa, explicou, surgiu após várias conversas e trocas de testemunhos num grupo ‘online’ de entreajuda, nas redes sociais, com outras famílias de autistas.
Iva Faria é mãe de uma criança com transtorno do espectro autista e dinamiza um grupo privado com cerca de 660 membros, no Facebook, designado “Autismo é Amor”, frase que dá o nome à atividade de domingo.
À Lusa, explicou que “o autismo é algo sobre o qual é muito difícil falar, porque ainda é muito desconhecido”, por isso, prosseguiu, “a troca de testemunhos é muito importante nesse sentido”.
O convívio, contou, vai decorrer no Parque da Cidade, em Penafiel, entre as 10:00 e as 17:00, com a intenção de se repetir todos os anos naquela cidade do distrito do Porto.
A organização acredita que pais de crianças autistas, de vários pontos do país, estarão no evento.
A participação é gratuita, estando aberta a pessoas com autismo, famílias e público em geral, não tendo quaisquer fins lucrativos, sinalizou.
LUSA/HN
0 Comments