Pais de crianças autistas organizam convívio de reflexão em Penafiel

14 de Outubro 2022

Um grupo de pais de crianças com autismo organiza no domingo, em Penafiel, um encontro que reunirá também profissionais de saúde que deixarão conselhos às famílias.

“Autismo é Amor”, como se designa a atividade, contará, no local, com uma pedopsiquiatra, uma psicóloga e um professor de musicoterapia.

“[Os profissionais] vão informar e aconselhar as famílias sobre algumas atividades que podem ser direcionadas aos seus meninos, assim como dar dicas de iniciativas para cuidar também de si”, contou à agência Lusa.

A organização adianta que também acontecerão testemunhos de crianças autistas e dos encarregados de educação.

A ideia de promover esta iniciativa, explicou, surgiu após várias conversas e trocas de testemunhos num grupo ‘online’ de entreajuda, nas redes sociais, com outras famílias de autistas.

Iva Faria é mãe de uma criança com transtorno do espectro autista e dinamiza um grupo privado com cerca de 660 membros, no Facebook, designado “Autismo é Amor”, frase que dá o nome à atividade de domingo.

À Lusa, explicou que “o autismo é algo sobre o qual é muito difícil falar, porque ainda é muito desconhecido”, por isso, prosseguiu, “a troca de testemunhos é muito importante nesse sentido”.

O convívio, contou, vai decorrer no Parque da Cidade, em Penafiel, entre as 10:00 e as 17:00, com a intenção de se repetir todos os anos naquela cidade do distrito do Porto.

A organização acredita que pais de crianças autistas, de vários pontos do país, estarão no evento.

A participação é gratuita, estando aberta a pessoas com autismo, famílias e público em geral, não tendo quaisquer fins lucrativos, sinalizou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights