A PSOPortugal procura, com este projeto, promover o combate à exclusão social e ao preconceito contra quem é portador desta doença, que em Portugal afeta mais de 400 mil pessoas.
Pela combinação entre qualidade, criatividade e mensagem educacional, o público escolheu os vídeos submetidos pelos ‘Los Chapa’, da Escola Secundária de Serpa, ‘SMART5’, da Academia BSmart, em Vila Nova de Gaia, e ‘Lontrinhas’, do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
Esta iniciativa convidou alunos de todo o país a fazer uma cena e demonstrar as suas capacidades de representação artística ao “ritmo” de curtos excertos da série digital humorística ‘PSOFriends’. Ao fazê-lo, foram desafiados a vestir a pele de quem é psoriático e aprendeu a conviver com esta condição no dia a dia. O objetivo passou por levar estes jovens a refletir sobre as experiências e vivências destas pessoas, e criar maior empatia e compreensão entre um público jovem muitas vezes desconhecedor.
Os alunos escolheram a cena que pretendiam representar, assim como a expressão artística de eleição – dança, música, interpretação ou outra. Os melhores vídeos foram selecionados por um júri que incluía médicos especialistas, DGE, PSOPortugal e Luís Filipe Borges e estiveram disponíveis nas redes sociais da PSOPortugal entre os dias 22 e 28 de outubro. Os três com mais ‘likes’ foram os vencedores.
‘PSOFriends – Faz uma Cena’ foi até às escolas para mostrar como, através da arte e do humor, é possível combater o preconceito sobre esta doença. Pretendia passar a mensagem de que a psoríase não mata, nem é contagiosa, mas pode deixar marcas visíveis na pele e, por desconhecimento, levar a que outros se afastem.
O projeto arrancou em 2021 com a série digital ‘PSOFriends’, iniciativa desenvolvida pela PSOPortugal para responder ao resultado do estudo realizado junto de jovens psoriáticos que revelou a existência de uma solidão silenciosa. Vocacionada para um público jovem, a série digital contou com Luís Filipe Borges como argumentista e ator, e descomplica a psoríase, usando o humor para ajudar a construir autoconfiança e promover a empatia.
PR/HN/RA
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