Avança estudo para lançar nova parceria para construir Hospital Central do Algarve

9 de Novembro 2022

O Governo determinou a adoção do processo de estudo e preparação do lançamento de uma nova parceria público-privada para a construção e equipamento do novo Hospital Central do Algarve, segundo uma resolução hoje publicada em Diário da República.

 

A resolução hoje publicada, datada de 29 de setembro, determina ainda a constituição de uma equipa de projeto para o efeito e que, no desenvolvimento do procedimento, “sejam adotadas as soluções e expedientes mais céleres que se encontrem ao dispor, nos termos legalmente previstos”.

Num despacho de 01 de agosto, assinado pela ex-ministra da Saúde Marta Temido e pelo secretário de Estado do Tesouro, João Mendes, o Governo já tinha determinado revogar as “decisões de contratar e de lançamento da parceria” constantes no despacho inicial de lançamento do procedimento prévio, lançado em 2008, assim como “libertar a caução” prestada pelo concorrente.

“Uma vez que não se encontravam reunidas as condições necessárias à prossecução do concurso, foi determinado pôr termo ao procedimento prévio para a celebração da parceria público-privada”, resume o Governo na resolução hoje publicada, reconhecendo “a importância e urgência” da construção e entrada em funcionamento, com a maior brevidade, do novo hospital.

Nesse sentido, prossegue, “foi inscrito esse desiderato no Programa do XXIII Governo Constitucional e assumido esse compromisso para a presente legislatura”, sendo necessário, “adotar todas as diligências” para que as entidades envolvidas “iniciem assim que possível” o seu trabalho.

“Importa, por isso (…), adotar com celeridade a decisão de lançamento de um novo procedimento pré-contratual e avançar com a definição do modelo contratual mais adequado e célere para a construção do referido hospital, tendo em vista assegurar a qualidade assistencial da população do Algarve”, lê-se no documento.

O ministro da Saúde já tinha afirmado em 19 de outubro no parlamento, durante a Comissão Parlamentar da Saúde, que esperava poder lançar em 2023 o concurso para a construção e manutenção do novo Hospital Central Algarve em regime de parceria público-privada (PPP).

Manuel Pizarro, que em declarações anteriores já se tinha manifestado a favor da gestão dos hospitais neste regime, afirmou: “Qualquer decisão que o Governo viesse a tomar hoje sobre o lançamento de uma PPP para a gestão clínica de um hospital demoraria quatro a cinco anos a concretizar-se”.

O Governo justificou a cessação do procedimento inicial, lançado em 2008 com o facto de o concorrente ainda em concurso ter, inicialmente, pedido o adiamento da entrega das propostas finais e, mais tarde, em 2019, o cancelamento da garantia bancária prestada no âmbito do procedimento.

O projeto de um novo hospital no Algarve remonta a 2002, quando o então ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira (PSD), constituiu, entre outros, um grupo interdepartamental para o lançamento de parcerias público-privadas, nomeadamente, uma nova unidade hospitalar a instalar no Parque das Cidades, entre Faro e Loulé.

No ano seguinte, em 2003, é aprovado o terreno para a sua construção, em 2007 foi aprovado o perfil assistencial e o dimensionamento e, em 2008, o então primeiro-ministro, José Sócrates (PS), chega mesmo a lançar a primeira pedra do hospital, que estaria pronto em 2013.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights