Instituto Gulbenkian abre portas dia 26 para mostrar o que está detrás da ciência

9 de Novembro 2022

O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) abre as portas ao público no dia 26 de novembro, num dia aberto que permitirá esclarecer dúvidas, conversar com cientistas e experimentar fazer ciência, anunciou esta quarta-feira o instituto.

“Diariamente, quase 400 pessoas desenvolvem o seu trabalho no campus de Oeiras do IGC. Revelar o que está por detrás do seu trabalho científico, aproximando a ciência da generalidade dos cidadãos, é o ponto de partida para este Dia Aberto”, refere o instituto em comunicado.

De acordo com o IGC, a ciência tem ocupado um lugar de importância na resposta à pandemia e promover ações que mostrem o trabalho dos cientistas, a forma como o fazem e o impacto que tem na sociedade “é determinante para esclarecer dúvidas, combater a desinformação e inspirar futuros cientistas”.

O dia aberto realiza-se em 26 de novembro entre as 10:00 e as 17:00, no IGC, em Oeiras.

De acordo com o instituto, todos os participantes, sejam mais novos ou mais velhos, são convidados a fazer e experimentar ciência num programa que conta com várias atividades como “conversa com cientistas”, “ciência em três minutos”, “visita aos laboratórios”, “sala imersiva em Microscopia 3D e Fluorescência”, entre outras.

Segundo o IGC, a música também irá fazer parte do programa, com a realização de um concerto comentado, uma vez que a ciência e a música “são dois pilares da Fundação Calouste Gulbenkian”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla” de Emanuel Ribeiro abre em Lisboa

O artista Emanuel Ribeiro apresenta três das suas mais impactantes obras – “À Deriva”, “Grito Mudo” e “Libertação” – na exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI), a exposição visa retratar as complexidades, desafios e triunfos da vida com esclerose múltipla.

Futuros nutricionistas enfrentam “tubarões” no Teatro Thalia

A NOVA Medical School vai trazer para a academia o conhecido modelo de captação de negócio ‘Shark Tank’, dia 28 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, proporcionando uma plataforma para os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição se apresentarem ao mercado de trabalho.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights