Petição a exigir bombas de insulina híbridas para crianças com diabetes chega à AR

14 de Novembro 2022

Uma petição com cerca de 25 mil assinaturas é entregue hoje na Assembleia da República a reivindicar o acesso das mais de 5.000 crianças e jovens com diabetes tipo 1 às bombas de insulina híbridas.

“Para aquilo que necessitávamos, que são cerca de sete mil assinaturas para que este tema seja discutido em plenário e para que seja dada a possibilidade aos partidos de tomarem iniciativa legislativa, pensamos que esta campanha foi extremamente conseguida”, disse à Lusa o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), uma das entidades que promoveu a petição.

Segundo José Manuel Boavida, haverá em Portugal “cerca de 30 mil pessoas” com diabetes tipo 1, a doença crónica mais frequente nas crianças e jovens, cuja qualidade de vida pode ser “grandemente” melhorada com os chamados sistemas híbridos de perfusão subcutânea contínua de insulina.

“Não estávamos à espera de uma adesão tão rápida e tão forte por parte de tantas pessoas, principalmente das próprias pessoas com diabetes tipo 1 e seus familiares”, à petição que foi lançada há cerca de um mês, reconheceu o responsável da APDP.

A petição, promovida também por um conjunto de entidades ligadas aos cuidados de saúde prestados a crianças e jovens com diabetes tipo 1, salienta que “o sistema de bombas de insulina híbridas ou automáticas é já uma realidade em Portugal, mas ainda não tem o alcance necessário e implica um valor incomportável para as famílias”.

“Trata-se do sistema cuja performance mais se aproxima do pâncreas artificial, administrando insulina automaticamente e ajustando-a de acordo com as necessidades individuais. É revolucionário na medida em que melhora substancialmente a saúde das pessoas com diabetes, permitindo-lhes viver quase como se não tivessem” a doença, sublinha o texto da petição.

De acordo com o documento, a utilização destas bombas pode proporcionar uma melhor compensação, assim como uma redução em 80% do número de picadas nos dedos e 95% do número de injeções que uma pessoa com diabetes tipo 1 tem de dar por ano, contribuindo para “uma melhoria significativa da qualidade de vida das crianças, mas também das suas famílias e outros cuidadores”.

“Apelamos, desta forma, ao acesso desta população, sob prescrição de especialista, aos sistemas de bombas de insulina híbridas em todos os centros de colocação de bombas do país”, reivindica a petição.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights