Investigadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa distinguidos com prémio na área da nefrologia

15 de Novembro 2022

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) entregaram o prémio de investigação na área da nefrologia a Bernardo Marques da Silva e à equipa de trabalho composta por José Charreu, Inês Duarte, Cristina Outerelo e Joana Gameiro.

O grupo de investigadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o consórcio que integra o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, foi distinguido pelo desenvolvimento do trabalho de validação na população portuguesa da “Kidney Failure Risk Equation (KFRE)”.

Segundo Bernardo Marques da Silva, a KFRE é uma equação que pretende estimar o risco de a pessoa com doença renal crónica necessitar de terapêutica de substituição da função renal.

“A validação da Kidney Failure Risk Equation na população portuguesa confere à comunidade médica nacional uma ferramenta essencial para estabelecer quais os doentes de maior risco e melhor adequar os cuidados e planos terapêuticos”, afirma o médico do Hospital de Santa Maria.

A insuficiência renal crónica é uma doença provocada pela diminuição progressiva da função dos rins e Portugal tem uma das mais elevadas incidências de doença renal crónica terminal com indicação para iniciar diálise, sem que exista uma explicação de carácter epidemiológico plausível. Por definição, esta doença, uma vez presente, tende a progredir até ao estado terminal.

O Prémio “ANADIAL-SPN”, de atribuição anual, visa promover a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da investigação em insuficiência renal crónica, com particular relevância para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas da evolução da doença renal crónica.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights