PCP quer verbas para hospitais de Setúbal e do Seixal

16 de Novembro 2022

A construção do Hospital do Seixal, a ampliação do Centro Hospitalar de Setúbal e a modernização dos estaleiros do Alfeite são algumas das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 apresentadas pelo PCP, foi esta terça-feira anunciado.

Segundo revelaram em conferência de imprensa os deputados comunistas Bruno Dias e Paula Santos, foram entregues mais de 400 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) pelo PCP, algumas com pequenas dotações orçamentais que visam garantir o arranque de projetos há muito anunciados.

“Um dos aspetos que nós temos identificado na nossa península [de Setúbal] é o insuficiente investimento. Há um conjunto de compromissos assumidos, mas que tardam em se concretizar. Uma dessas áreas, onde está mais do que identificado um conjunto de carências, é na área da saúde”, disse a deputada Paula Santos.

Recordando que há muito que tem vindo a ser colocada a necessidade da construção de um hospital no Seixal e que houve “um compromisso assumido em 2009”, Paula Santos lamentou que em 2022 tudo continue “a não sair do papel”.

Por isso, salientou, uma das propostas do PCP “é exatamente essa atribuição de 5,5 milhões de euros, com o objetivo do lançamento do processo para a construção” do Hospital do Seixal.

Paula Santos destacou também a proposta do PCP para atribuição de 10 milhões de euros para as obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, para onde está previsto num investimento global de 23 milhões de euros.

Além da saúde, as propostas do PCP contemplam as áreas da educação, habitação e transportes, entre outras.

O deputado Bruno Dias destacou também as propostas do PCP para garantir o financiamento no OE2023 da redução do custo do passe Navegante de 40 para apenas 20 euros, mas salientou que numa estratégia a longo prazo o PCP defende a gratuitidade do transporte público.

A modernização do Arsenal do Alfeite, enquanto unidade industrial de importância estratégica para a soberania nacional, a construção da terceira travessia do Tejo, a ampliação da rede do Metro Sul do Tejo e a manutenção do preço das portagens, são outras propostas de alteração que o PCP quer ver consagradas, e financiadas, em sede de especialidade do OE2023.

O prazo para os partidos apresentarem propostas de alteração ao OE2023 terminou na sexta-feira à noite, arrancando a discussão do documento na especialidade em plenário em 21 de novembro, estendendo-se por toda a semana, com debate de manhã e votações à tarde, como habitualmente.

A votação final global do diploma está marcada para 25 de novembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights