Gaia vai distribuir pelas instituições 2,4ME que sobraram do fundo covid-19

18 de Novembro 2022

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir quase 2,4 milhões de euros que sobraram do fundo de recuperação criado por causa da covid-19 pelas instituições que apoiam idosos e pessoas com deficiência, entre outras.

A proposta da maioria socialista é votada na segunda-feira em reunião camarária e em causa está realocar verba que não foi usada no âmbito do fundo criado este ano para minimizar os efeitos da pandemia.

De acordo com a proposta à qual a agência Lusa teve acesso, a distribuição será feita “de forma proporcional e redistributiva, em função da massa salarial das instituições”.

O Fundo de Recuperação Covid-19 tinha uma dotação orçamental global de 5,3 milhões de euros, mas, depois de avaliadas as propostas apresentadas ao fundo, foram estornados cerca de 2,4 milhões de euros.

“[Propõem-se] aplicar o montante mencionado de forma proporcional e redistributiva em função da massa salarial das instituições, até ao limite máximo de 150 mil euros por instituição, ao apoio às IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] especialmente vocacionadas para o apoio a idosos, a pessoas com deficiência e às que desenvolvem, em regime de parceria, o programa Gaia Aprende+”, lê-se na proposta.

Com esta medida, a autarquia diz estar a manter o objetivo do fundo, ou seja mitigar o impacto financeiro provocado pela crise sanitária.

“As IPSS apesar de terem mantido protocolos com a Segurança Social viram as receitas diminuírem dada a quebra acentuada nos rendimentos das famílias e reduzir, ou mesmo suprimir, as mensalidades dos seus utentes”, refere a proposta.

O texto continua com a justificação de que “a atual conjuntura mundial e nacional não perspetiva a resolução, a curto prazo, dos problemas de sustentabilidade financeira com que se debatem estas instituições”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights