Ricardo Braga Professor Adjunto Convidado ESEL

Acidente Vascular Cerebral: ligue 112 para salvar vidas

11/21/2022

O AVC agudo é uma emergência médica, sendo todos os minutos fundamentais para o seu tratamento. Perante sinais e sintomas de AVC (alterações da Fala, Face e/ou Força) é fundamental ligar 112. Só assim se consegue garantir o acesso ao tratamento adequado no menor espaço de tempo possível.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em Portugal. Nos últimos anos tem-se observado um esforço na organização dos cuidados pré e intra-hospitalares, de forma a proporcionar os cuidados adequados o mais rápido possível.

Por cada minuto de isquemia cerebral (ausência ou deficiência no suprimento de sangue no cérebro) morrem milhões de neurónios, sendo fundamental reduzir o tempo desde o início dos sintomas até ao início do tratamento.

O tratamento do AVC evoluiu de forma significativa nos últimos anos, com o desenvolvimento do conhecimento fisiopatológico e o aparecimento de novas terapêuticas.

Para otimizar o tratamento das pessoas com AVC agudo foi criada a Via Verde AVC, que tem como objetivos aumentar o número de pessoas tratadas, melhorar o conhecimento da população sobre os sinais de alerta, promover a utilização do número nacional de emergência (112) e garantir uma melhor acessibilidade ao local mais adequado para o tratamento.

Ao ligar 112 em caso de suspeita de AVC, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) envia os meios de socorro adequados para o local. Estes profissionais efetuam a avaliação inicial e iniciam os cuidados de estabilização, em caso de necessidade. Entram posteriormente em contacto com o CODU para transmitir os sinais e sintomas, hora de início dos mesmos, antecedentes pessoais e outras informações clínicas relevantes.

Com base nestes dados o CODU identifica o hospital mais próximo, com os meios adequados para o tratamento, e entra em contacto com o mesmo para se efetuar a decisão de ativação da Via Verde AVC. Ativando-se a Via Verde AVC o doente é transportado a esse hospital, tendo os profissionais de saúde à sua espera e preparados no momento em que chega.

Ligando o número 112 em caso de suspeita de AVC, é feito o encaminhamento para o hospital mais próximo com capacidade para dar resposta, conseguindo-se assim diminuir de forma significativa o tempo desde o início do AVC até ao início do tratamento.

Este tratamento pode ser efetuado através da administração de um medicamento por via endovenosa (trombólise) ou através da realização de cateterismo das artérias cerebrais (trombectomia). O tratamento por via endovenosa só pode ser realizado nas primeiras 4-5 horas após o início dos sintomas, salientamos assim uma vez mais a importância do fator tempo.

Se a pessoa apresentar dificuldade em falar (Fala), boca ao lado (Face) e/ou falta de força num membro (Força), deve suspeitar de AVC e ligar o mais rapidamente possível para o 112. Só assim será possível minimizar os efeitos desta doença devastadora.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights