Cancro do Pulmão: Takeda promove campanha sobre os sintomas e importância do diagnóstico atempado

23 de Novembro 2022

No âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, que se assinala em novembro, a Takeda lança uma campanha de sensibilização para promover um maior conhecimento em torno do cancro do pulmão.

A campanha alerta para os principais sinais e sintomas e para a importância do diagnóstico atempado da doença.

A Takeda explica, em comunicado, que “o objetivo da campanha passa, sobretudo, por dar a conhecer os principais sinais e sintomas do cancro do pulmão, que podem ser desvalorizados por serem confundidos com os de outras patologias, dificultando, em muitos casos, o diagnóstico”

Sintomas como tosse persistente e irritativa, dor torácica, dificuldade respiratória, rouquidão e fadiga, “são sinais de alerta e que devem motivar uma consulta médica”.

A farmacêutica frisa que o “tumor pode desenvolver-se de forma silenciosa, não apresentando sintomas durante algum tempo, pelo que a maioria dos doentes são diagnosticados em estado avançado”.

Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento ocorridos nas últimas décadas, o cancro do pulmão continua a ser o cancro mais prevalente em todo o mundo.

Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados 5.415 tumores do pulmão e registaram-se 4.797 mortes. O cancro do pulmão é o segundo tumor mais frequente nos homens e o quarto mais frequente nas mulheres.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights