Hospital Amadora-Sintra teve de reencaminhar doentes, mas situação já está resolvida

14 de Dezembro 2022

O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) teve de solicitar esta terça-feira de manhã o reencaminhamento de doentes urgentes devido à zona de entrada da urgência central ter sido afetada pelo mau tempo, mas a situação já está resolvida.

A informação foi avançada à agência Lusa por uma fonte oficial do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

Numa resposta escrita à Lusa, o HFF refere que pediu ontem de manhã, o reencaminhamento de doentes emergentes cujo transporte fosse coordenado pelo CODU, uma vez que, a zona de entrada do Serviço de Urgência Geral foi afetada pelo mau tempo que está atingir a Região de Lisboa.

Segundo o hospital, registou-se um “movimento de terra e acumulação de água, proveniente da encosta que se situa em frente ao serviço de urgência, o que condicionou o acesso físico àquele serviço”.

O Hospital Fernando Fonseca, conjuntamente com a Proteção Civil da Amadora, desenvolveu, desde o início da manhã, “todos os esforços, para reforçar o circuito de escoamento das águas pluviais e a retenção do aluimento de terras das encostas adjacentes”.

“Esta situação já se encontra resolvida”, salientou na resposta enviada cerca 17:15.

O hospital recomenda à população dos concelhos da Amadora e de Sintra que cumpra as recomendações e avisos da Proteção Civil e apela para que, em caso de doença súbita, contacte primeiro a linha SNS 24 (808 24 24 24), a equipa de família no Centro de Saúde, reservando as situações graves urgentes e emergentes para atendimento no hospital.

A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.

Na zona de Lisboa a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, que levaram as autoridades a apelar às pessoas para permanecerem em casa quando possível e para restringirem ao máximo as deslocações.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights