Falta de médicos no concelho preocupa autarca alentejano de Mértola

19 de Dezembro 2022

O presidente da Câmara de Mértola (Beja), Mário Tomé, admitiu esta segunda-feira estar preocupado com a “falta de profissionais” no centro de saúde local, estando o município “em conversações” com dois médicos para trabalharem no concelho.

“Estamos em negociação direta com dois médicos”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Mário Tomé (PS), acrescentando que o objetivo é que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), gestora do hospital de Beja e de 13 centros de saúde, “os possa contratar”.

Segundo o eleito, e após os dois médicos serem contratados pela USLBA, a Câmara de Mértola irá assegurar “uma compensação, quer a nível de alojamento ou de transporte”, no sentido de os profissionais se fixarem no município alentejano.

Para Mário Tomé, a câmara municipal está a realizar este “esforço” por estar “em causa a saúde dos seus munícipes”, apesar de este ser um “papel do Governo central”.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Mértola referiu que os problemas no centro de saúde local “se arrastam há vários meses”, com “a situação a agravar-se desde a aposentação recente de uma médica”.

Por isso, acrescentou no comunicado, “é necessário programar e acautelar situações já identificadas e que deixam a descoberto os cuidados de saúde básicos num concelho com as vicissitudes” de Mértola.

“O estado do país, a nível de Saúde, é muito mau e nunca se deveria ter deixado chegar a este nível”, reforçou Mário Tomé.

O autarca lembrou que, para minimizar esta situação, a câmara municipal já deu “um conjunto de passos” junto da administração da ULSBA e da direção do Centro de Saúde de Mértola.

O município também enviou uma missiva para o Ministério da Saúde, “com o enquadramento do ponto de situação em Mértola”, onde manifestou a sua “preocupação extrema e desagrado total” com o estado do setor no concelho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This