Linha SNS 24 atendeu mais de 9 milhões de chamadas em 2022, o maior número de sempre

30 de Dezembro 2022

A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e janeiro foi o mês mais preenchido, com perto de 3,3 milhões, foi esta sexta-feira anunciado.

Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em 2021 a Linha SNS 24 tinha superado os seis milhões de chamadas e, em 2020, os quatro milhões.

A informação divulgada pelos SMPS indica ainda que a ‘app’ SNS 24 registou até à data mais de oito milhões de ‘downloads’ e o Portal SNS 24 contou com mais de 27 milhões de utilizadores.

Janeiro foi o mês com mais atendimentos do ano, perto de 3,3 milhões, seguindo-se os meses de maio (mais de 1,4 milhões) e fevereiro (mais de 1,1 milhões).

A Linha de Aconselhamento Psicológico, uma resposta de proximidade em saúde mental, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas. Só este ano ultrapassou as 64 mil chamadas, refere a nota dos SPMS, lembrando que, desde abril, este serviço é também disponibilizado em língua inglesa.

“Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso”, sublinham os SPMS, referindo que, ao longo deste ano, foram feitas diversas atualizações e disponibilizados novos serviços.

No digital, a app SNS 24 foi uma das mais procuradas no país na categoria ‘Saúde’. Esta aplicação permite consultar resultados de exames ou o boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, por exemplo, as consultas, cirurgias ou exames agendados, realizar teleconsultas previamente marcadas ou consultar baixas médicas.

A nível digital, os serviços públicos de saúde contam ainda com o novo Portal SNS 24, lançado em outubro, que disponibiliza diversos serviços e conteúdos diferenciados sobre saúde pública.

Já os 318 Balcões SNS 24 – 195 dos quais abriram este ano em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais – pretendem facilitar o acesso a quem precisa de recorrer remotamente aos serviços do SNS e à realização de teleconsultas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This