O estudo publicado na revista Nature Metabolism indica que o uso de antiangiogénicos evita a perda excessiva de peso associada à infeção por Covid-19.
Os investigadores quiseram analisar a forma como os diferentes tipos de gordura, incluindo gordura marrom e gordura branca visceral e subcutânea, reagiam à infeção pelo vírus do SARS-CoV-2.
O estudo feito em camundongos e hamsters revelou que os animais perderam quantidades significativas de peso em quatro dias e que essa perda de peso foi explicada pela formação de vasos sanguíneos nos tecidos adiposos.
Os autores do estudo sublinharam, por isso, que as descobertas podem ser clinicamente relevantes para humanos.
Quando os pesquisadores trataram os animais com uma substância que inibe a formação de novos vasos sanguíneos, os chamados antiangiogénicos , os animais recuperaram a maior parte do peso perdido e seus tecidos adiposos exibiram menos microvasos.
Yihai Cao, professor do Departamento de Microbiologia, Tumor e Biologia Celular, do Instituto Karolinska diz que os “antiangiogénicos podem ser úteis no tratamento de problemas relacionados com a Covid-19, como perda excessiva de peso e alterações metabólicas, melhorando assim a qualidade de vida e a sobrevida desses pacientes.”
O estudo foi financiado por doações do Conselho Sueco de Pesquisa, do Centro de Engenharia de Saúde Cerebro-cardiovascular de Hong Kong, da Fundação Sueca para o Cancro, da NOVO Nordisk, do Fundo Sueco para o Cancro Infantil, das Áreas Estratégicas de Pesquisa (SFO) – Células-Tronco e Medicina Regenerativa Fundação, a Fundação Karolinska Institutet, a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China e o Fundo Médico da Fundação de Ciências Naturais de Shandong.
AG/RN/HN/VC
0 Comments