Incidência da gripe duplica a da covid-19 em Espanha após três anos de pandemia

20 de Janeiro 2023

A incidência da gripe em Espanha quase duplica atualmente a da covid-19, segundo um relatório da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica espanhola conhecido esta sexta-feira.

Na segunda semana de janeiro, a incidência da gripe era 102 casos por cem mil habitantes em Espanha, enquanto a da covid-19 era 59 casos.

O relatório é feito com dados oficiais comunicados por nove das regiões autónomas espanholas e as cidades de Ceuta e Melilla relativos a casos detetados e encaminhados nos serviços de saúde de atenção primária (centros de saúde e médicos de família).

Segundo o documento, o impacto epidemiológico da gripe voltou depois de três anos de pandemia de covid-19, principalmente depois do fim do uso obrigatório de máscaras em Espanha na maioria dos espaços, em abril de 2022.

Atualmente, em Espanha, as máscaras são obrigatórias nos transportes públicos, farmácias e unidades de saúde.

No relatório hoje conhecido estima-se que a taxa de hospitalização é de 1,9 por cada cem mil habitantes no caso da gripe e de 2,2 na covid-19.

Os internamentos por causa da covid-19 têm diminuído, ao contrário dos da gripe.

Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde espanhol, há 3.500 pessoas internadas “com ou por” covid-19.

Além da gripe e da covid-19, aumentou também a incidência em Espanha de outras doenças respiratórias, como bronquite, bronquiolite ou infeções pulmonares agudas.

A taxa de incidência do conjunto das doenças respiratórias é de 751 casos por cem mil habitantes, segundo o mesmo documento.

Este nível de incidência, aliado a perturbações e limitações nos atendimentos nos serviços primários de saúde, originou, nas últimas semanas, picos de idas aos hospitais em Espanha e saturação de serviços hospitalares e de urgência, com aumentos de 20 a 40 por cento de doentes em algumas unidades, segundo a Sociedade Espanhola de Medicina de Emergências e Urgências.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights