Escola Nacional de Saúde Pública lança formação para líderes em saúde

23 de Janeiro 2023

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) lança em 2023 a primeira Pós-Graduação sobre Governação em Saúde, um curso que visa responder às necessidades formativas de líderes clínicos e técnico-assistenciais.

Este é o primeiro curso em Portugal a oferecer, de forma integrada, formação nas áreas da governação em saúde clínica, populacional e política. Foi desenhado para responder aos desafios de sistemas de saúde cada vez mais complexos.

“O universo da saúde inclui uma miríade de organizações, muitas vezes desligadas entre si e com múltiplos interesses, por vezes contraditórios. A complexidade crescente do conhecimento científico, dos processos assistenciais, das tecnologias e das intervenções multiprofissionais necessita de uma governação sofisticada e de novas competências de liderança clínica e em saúde; as comunidades e o mundo enfrentam desafios locais e globais que exigem abordagens integradoras e modelos de governação e de conectividade sistémica, orientados para resultados em saúde”, explica Paulo Boto, professor do Departamento de Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde e cocoordenador do curso.

Juntamente com Paulo Boto, a coordenação da pós-graduação está a cargo de Victor Ramos, médico de família, presidente do Conselho Nacional de Saúde e docente convidado da ENSP-NOVA, e Luís Campos, comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030 e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente.

Várias organizações colaboram neste curso, designadamente: Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade, Conselho Português para a Saúde e Ambiente, Fundação para a Saúde – SNS, The Portuguese Association for Integrated Care e Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Composta por 80 sessões síncronas presenciais e à distância (160 horas letivas), esta pós-graduação decorre no formato de workshops com formação em serviço e trabalho individual e em grupo. O corpo docente é composto por docentes da ENSP-NOVA e peritos convidados com reconhecida experiência nas áreas lecionadas. Decorre entre março e dezembro de 2023 e as candidaturas estão abertas até ao dia 12 de fevereiro.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights