Festival Gastronómico em Mirandela com opções mais saudáveis

25 de Janeiro 2023

O Festival Gastronómico do Rancho regressa a 11 de fevereiro ao mercado municipal de Mirandela, com a opção de menos gordura e sal para quem tiver necessidade de cuidado com a alimentação, divulgou esta quarta-feira a Câmara Municipal.

O município transmontano promove há seis anos, em parceria com a Associação Comercial e Industrial local, este festival, onde são servidas milhares de doses do típico prato de inverno, em Trás-os-Montes, confecionado com carnes de porco e de vitela, chouriço, massa, grão-de-bico e batata.

O festival coincide com o Dia internacional do Doente, 11 de fevereiro, e para assinalar a data a autarquia “lançou o desafio a dois restaurantes aderentes para a apresentação de uma proposta gastronómica mais indicada para pessoas com necessidades de uma alimentação cuidada”.

Desta forma, acrescenta, estará disponível uma opção confecionada “com reduzido teor de gordura e de sal”.

Depois de dois anos em regime de ‘take-away’, em que os apreciadores tiverem que levar o rancho para comer em casa, este ano o festival regressa ao mercado municipal de Mirandela, onde “cerca de 30 restaurantes do concelho” vão confecionar a popular refeição.

Segundo este município do distrito de Bragança, “em Mirandela este prato de inverno, comido à colher e acompanhado com pão tradicional e vinho da região, ganhou expressão nas ementas da restauração em dias de feira por ser uma refeição reconfortante e de fácil empratamento em períodos de maior afluência de clientes”.

“Ao longo de quatro edições presenciais, o Festival Gastronómico do Rancho tem juntado milhares de apreciadores deste prato típico transmontano”, segundo indica a autarquia, em comunicado, acrescentando que “a dinâmica crescente deste certame tem atraído público de vários pontos do país e também da vizinha Espanha”.

A partir de 02 de fevereiro estará disponível para venda, por sete euros, um ‘kit’ com malga, colher, caneca e duas senhas para pão e vinho, “que permite a degustação desta iguaria em todos os restaurantes aderentes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This