Espanha acaba com máscara obrigatória nos transportes em fevereiro

26 de Janeiro 2023

Espanha vai acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos em fevereiro, atendendo à situação estável da Covid-19 no país, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias.

“Temos uma situação epidemiológica muito estável”, justificou a ministra, em declarações aos jornalistas, em Madrid.

Carolina Darias explicou que a medida será levada ao Conselho de Ministros de 07 de fevereiro, depois de convocados os organismos de saúde que têm de ser ouvidos sobre esta questão.

A medida, se for aprovada em 07 de fevereiro, deverá entrar em vigor no dia seguinte.

A máscara deixará de ser obrigatória nos transportes públicos, mas vai ter de continuar a ser usada em unidades de saúde e farmácias, segundo a ministra.

Espanha é um dos poucos países europeus onde ainda é obrigatório usar máscara nos transportes públicos e, em declarações anteriores, o Governo afirmava ponderar manter essa regra até à primavera, depois do período de mais infeções respiratórias, que coincide com os meses mais frios.

No entanto, nas últimas semanas, vários peritos têm dito não se justificar já a obrigatoriedade das máscaras nos transportes, atendendo à situação estável da Covid-19 verificada nos últimos meses, mesmo após o período das festas de Natal e de Ano Novo, que em anos anteriores se traduziu num aumento de infeções.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

FNAM: Modelo C não é uma Unidade de Saúde Familiar

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) divulgou um comunicado em que expressa a sua oposição ao modelo C das Unidades de Saúde Familiar (USF), considerando-o uma ameaça à qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights