Liga dos Bombeiros Portugueses estima prejuízo de 23 milhões de euros para transporte de doentes

28 de Janeiro 2023

O prejuízo do transporte de doentes efetuado em ambulâncias pelas corporações de bombeiros deverá atingir este ano os 23 milhões de euros, segundo uma estimativa da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

“Se nada for feito, o transporte de doentes em ambulâncias terá este ano um prejuízo de 23 milhões de euros”, disse à agência Lusa o presidente da LBP, António Nunes, avançando que a Liga quer ver rapidamente revertida esta situação através de uma atualização dos valores pagos pelo Ministério da Saúde às corporações de bombeiros.

Segundo a LBP, atualmente é pago aos bombeiros uma taxa de 10 euros referente à saída da ambulância e 56 cêntimos por quilómetro.

António Nunes avançou que a Liga defende um aumento para 20 euros da taxa de saída e 70 cêntimos por quilómetro.

A atualização dos valores, que a LBP considera como a que mais preocupa atualmente os bombeiros voluntários, vai ser uma das questões que a Liga vai abordar na próxima terça-feira durante uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

O transporte de doentes em ambulância diz respeito a casos não urgentes e destina-se, por exemplo, para tratamentos por hemodialise, fisioterapia e consultas de oncologia, bem como transporte inter-hospitais.

António Nunes indicou ainda que o Ministério da Saúde tem atualmente uma dívida aos bombeiros de cerca de 25 milhões de euros referente a serviços prestados em 2022 que ainda não foram pagos.

O presidente da LBP explicou que esta dívida é dos hospitais e administrações regionais de saúde, que não têm uma rotina de pagamento às corporações de bombeiros, o que cria “uma grande dificuldade de gestão das tesourarias”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights