Docentes da FMUC realizam formação em Cuidados Paliativos em Cabo Verde

11 de Fevereiro 2023

A convite do Ministério da Saúde de Cabo Verde e da diretora do Plano Nacional de Cuidados Paliativos de Cabo Verde, um grupo de médicos, coordenado pelos docentes da FMUC, Marília Dourado e Hugo Ribeiro, do Centro de Estudos e Desenvolvimento dos Cuidados Continuados e Paliativos, deslocou-se à Cidade da Praia (ilha de Santiago), para realizar formação em Cuidados Paliativos a 100 profissionais de saúde daquele país.

Para além da formação teórico-prática, de cerca de 30 horas de duração, o grupo realizou ainda apoio de consultoria a situações clínicas complexas nas enfermarias do Hospital Universitário Agostinho Neto, e participou em tertúlias e reuniões com o ministério da saúde, com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiência para ajudar a desenhar, e construir, uma rede nacional de cuidados paliativos e unidades de dor que possam responder às necessidades daquele país africano.

Esta missão teve também como objetivo criar e reforçar pontes de contacto frequente entre os dois países, nomeadamente de âmbito académico, em particular com a FMUC, na vertente da formação e da investigação.

Esta iniciativa contou com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna – Núcleo de Estudos em Medicina Paliativa, para além do apoio do Grupo Pestana.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights