Projeto permitiu rastrear cinco mil crianças com problemas visuais e auditivos

12 de Fevereiro 2023

O projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos”, iniciado no ano letivo 2016/2017 pela Comunidade Intermunicipal, permitiu rastrear, até ao momento, cinco mil crianças, 15% das quais evidenciam défice auditivo e 10% visual.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) afirma que, “na sequência dos rastreios realizados nas escolas, a cada criança que se suspeita de défice visual é atribuído um ‘voucher’”, de 125 euros, para as correções necessárias, sendo as situações de défice audiológico encaminhadas para os serviços de saúde.

O projeto é desenvolvido pela CIMT em parceria com os municípios do Médio Tejo e respetivos agrupamentos de escolas, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, a Direção de Serviços de Educação da Região Centro e a Direção de Serviços de Educação da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

O projeto insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME), cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu, lê-se na nota.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights