SPMI organiza Curso de Raciocínio e Registo Clínico

12 de Fevereiro 2023

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos dias 10 e 11 de março o Curso de Raciocínio e Registo Clínico.

Para João Araújo Correia, um dos formadores responsável pelo curso, “o Registo Clínico é parte integrante da qualidade assistencial. É a colheita da história clínica, encarada como um interrogatório inteligente, capaz de dar respostas que permitam alcançar o diagnóstico, com maior rapidez e menos exames subsidiários. O Raciocínio Clínico como a marca distintiva do exercício da Medicina Interna”.

De acordo com o NEForMI, a 2ª edição deste curso tem como objetivos “dar a conhecer o conceito de Heurísticas e a importância da sua utilização no Raciocínio Clínico e alertar para as armadilhas do Raciocínio Clínico, os diferentes tipos de viés e normas para tornar mais difícil o erro médico”.

Quanto ao registo clínico João Araújo Correia saliente que “está amplamente provado que um bom registo clínico leva a melhores cuidados de saúde prestados aos doentes. Devemos sempre adotar como dogma que aquilo que não está registado não foi efetuado. Associar o registo clínico ao Método de Weed será um objetivo extra”.

O curso tem lugar no Porto.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM aponta quatro prioridades para reunião com o Governo

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) identificou hoje os salários, as 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões como prioridades para o encontro da próxima sexta-feira com o Governo.

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights