SPMI organiza Curso de Raciocínio e Registo Clínico

12 de Fevereiro 2023

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos dias 10 e 11 de março o Curso de Raciocínio e Registo Clínico.

Para João Araújo Correia, um dos formadores responsável pelo curso, “o Registo Clínico é parte integrante da qualidade assistencial. É a colheita da história clínica, encarada como um interrogatório inteligente, capaz de dar respostas que permitam alcançar o diagnóstico, com maior rapidez e menos exames subsidiários. O Raciocínio Clínico como a marca distintiva do exercício da Medicina Interna”.

De acordo com o NEForMI, a 2ª edição deste curso tem como objetivos “dar a conhecer o conceito de Heurísticas e a importância da sua utilização no Raciocínio Clínico e alertar para as armadilhas do Raciocínio Clínico, os diferentes tipos de viés e normas para tornar mais difícil o erro médico”.

Quanto ao registo clínico João Araújo Correia saliente que “está amplamente provado que um bom registo clínico leva a melhores cuidados de saúde prestados aos doentes. Devemos sempre adotar como dogma que aquilo que não está registado não foi efetuado. Associar o registo clínico ao Método de Weed será um objetivo extra”.

O curso tem lugar no Porto.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights