Covid-19: Infeções atingem diariamente meio milhão de pessoas em cidade chinesa

24 de Dezembro 2022

A infeção por covid-19 atinge diariamente meio milhão de pessoas na cidade chinesa de Qingdao, leste da China, revelou um responsável municipal, num artigo rapidamente censurado, mas citado pela agência France Presse.

O artigo surgiu na sexta-feira num órgão de imprensa gerido pelo Partido Comunista Chinês, que citava o responsável municipal pela saúde em Qingdao, segundo o qual a cidade portuária registou “entre 490.000 e 530.000” novos casos por dia.

No início de dezembro, face a protestos da população em várias cidades, o governo de Pequim pôs fim à maioria das medidas sanitárias da restrita política “zero covid”, que aplicou desde 2020, suprimindo quarentenas e restrições de viagem, que tinham impacto considerável sobre a economia chinesa.

Desde então, os casos de covid na China explodiram e, noticia a agência francesa, faltam medicamentos contra a febre e auto-testes, devido a uma procura exponencial.

Por todo o país, as cidades esforçam-se para fazer face ao recrudescimento das infeções, que esvaziaram as prateleiras das farmácias e encheram as enfermarias dos hospitais, contribuindo para a sobrelotação dos crematórios.

O fim da despistagem obrigatória torna extremamente difícil, senão impossível, estimar o número de casos, enquanto as autoridades mudam a metodologia para contabilizar as infeções.

As autoridades chinesa contabilizam como vítimas de covid-19 apenas as pessoas que morreram devido a insuficiência respiratória ligada diretamente à doença, metodologia que visa, segundo analistas, reduzir o número de mortes atribuídas à pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights