Moçambique prevê mais quatro rondas de vacinação contra a polio

23 de Fevereiro 2023

Moçambique deverá ter mais quatro rondas de vacinação contra a poliomielite durante este ano, depois das seis realizadas em 2022, quando a doença reapareceu no país, anunciou o Ministério da Saúde.

“Para o presente ano, estão previstas mais quatro rondas de vacinação”, sendo que a organização Rotary e os parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, sigla inglesa) “já estão a trabalhar em conjunto para apoiar o Ministério da Saúde (Misau)”, anunciou o organismo em comunicado.

Um total de seis rondas de vacinação foram concluídas em 2022, tendo sido abrangidas todas as províncias do país e atingidas 8,7 milhões de crianças.

Como resultado da intervenção, o país está há 189 dias sem registo de novos casos.

A medida serviu em resposta ao reaparecimento do poliovírus.

Moçambique registou 33 casos de poliomielite no último ano, doença que não era registada no país desde 1992 e que surgiu depois de eclodir no vizinho Maláui.

Este ano e com vista a avançar com novas rondas de vacinação, os parceiros estão a ajudar Moçambique, “adquirindo e distribuindo 30 milhões de doses de vacinas, expandindo os esforços de vigilância no terreno, apoiando a gestão de vacinas e atividades de mudança de comportamento”, anunciou o Misau.

A poliomielite é uma doença infeciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de 5 anos e que só pode ser prevenida com a vacina. Em alguns casos, pode provocar paralisia de membros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights