Lula da Silva recebe quinta dose e pede ao país para “deixar o negacionismo para trás”

28 de Fevereiro 2023

 O Presidente brasileiro, Lula da Silva recebeu a quinta dose da vacina contra a Covid-19, no início de uma vasta nova campanha de imunização, e exortou o país a "deixar o negacionismo para trás".

Num ato simbólico, a vacina foi administrada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, médico de profissão, num evento realizado na cidade de Guará, perto de Brasília, onde o Governo iniciou a nova campanha, que servirá inicialmente os maiores de 70 anos, os residentes de lares de idosos, os indígenas e os que sofrem de alguma forma de supressão imunológica.

A campanha vai utilizar vacinas bivalentes, que oferecem maior proteção contra as mais recentes variantes do coronavírus, que chegou ao Brasil há três anos e, segundo dados oficiais, causou até à data quase 699.000 mortes e 37 milhões de infeções.

Entre os alvos do Governo encontram-se pessoas que ainda não completaram o calendário de vacinação, pois verificou-se que menos de 50% dos 210 milhões de brasileiros têm as três doses que, segundo o Ministério da Saúde, é o que garante os níveis “mínimos necessários” de proteção.

“Pelo amor de Deus, não sejam irresponsáveis. Se tiver vacina, vá lá tomar a vacina, porque a vacina é a única garantia que você tem de não morrer por falta de responsabilidade. A vacina é uma garantia de vida”, disse Lula da Silva, citado na imprensa local.

Luiz Inácio Lula da Silva fez uma referência velada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que durante o seu mandato minimizou a gravidade da pandemia e até manteve uma campanha dura e sustentada contra a vacinação.

“Não acreditem no negacionismo, deixem o negacionismo para trás e não ouçam os disparates que dizem sobre vacinas”, frisou.

Na mesma cerimónia, antes de Lula da Silva, uma mulher de 84 anos, um homem de 90 e uma jovem grávida foram vacinados, representando parte do povo a ser imunizado na primeira fase da campanha, que abrange cerca de 56 milhões de brasileiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights