Sobe para 11 o número de mortes em surto de Marburg na Guiné Equatorial

28 de Fevereiro 2023

A Guiné Equatorial registou duas novas mortes devido à doença de Marburg, uma febre hemorrágica quase tão mortal como o Ébola, elevando para 11 o número de mortes, de acordo com uma declaração governamental transmitida hoje pela televisão estatal.

“O sistema de alerta recebeu oito notificações há dois dias, incluindo duas mortes, com sintomas da doença”, disse o ministro da Saúde, Mitoha Ondo’o Ayekaba, num comunicado, acrescentando que estavam em curso trabalhos para “medir melhor a propagação da epidemia”.

“Foram registados 48 casos de contacto, dos quais quatro desenvolveram sintomas, e três estão atualmente isolados em hospitais”, acrescentou.

As autoridades não especificaram a data das mortes.

Em 13 de fevereiro, a Guiné Equatorial anunciou que nove pessoas tinham morrido entre 07 de janeiro e 07 de fevereiro devido à doença do vírus de Marburg, o primeiro no país, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que convocou uma reunião de emergência em 14 de fevereiro.

Depois de declarar um “alerta sanitário” numa província e num distrito vizinho no leste, as autoridades tinham posto em prática um plano de contenção em estreita colaboração com a OMS para lidar com o surto.

Apenas três pessoas com “sintomas ligeiros” da doença estavam isoladas num hospital na zona rural e escassamente povoada que faz fronteira com o Gabão e os Camarões, disseram as autoridades.

O vírus Marburg é transmitido aos seres humanos por morcegos da fruta e propaga-se aos seres humanos através do contacto direto com os fluidos corporais das pessoas infetadas ou com superfícies e materiais. Esta doença altamente virulenta causa febre hemorrágica e tem uma taxa de mortalidade de casos de até 88%.

Não existe vacina aprovada ou tratamento antiviral para o vírus. No entanto, os cuidados de apoio – reidratação oral ou intravenosa – e o tratamento de sintomas específicos aumentam as hipóteses de sobrevivência.

De acordo com a OMS, uma gama de tratamentos potenciais, incluindo produtos sanguíneos, terapias imunitárias e medicamentos, bem como vacinas candidatas com dados da fase I está a ser avaliada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights