Presidente Joe Biden operado com êxito a carcinoma em fevereiro

4 de Março 2023

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi operado no passado dia 16 de fevereiro a uma lesão cutânea no peito que resultou em carcinoma e que foi concluída com sucesso, informou hoje a Casa Branca.

Segundo nota do médico da Casa Branca, Kevin O’Connor, a intervenção ocorreu no dia em que Biden teve as credenciais médicas.

Na ocasião, a Casa Branca disse que o presidente gozava de “boa saúde” e estava “apto” para exercer as suas tarefas.

O comunicado de hoje explica que, naquele dia, no hospital militar Walter Reed, foi extraída uma “lesão de pele” no peito de Biden e que a biópsia feita do tecido excisado, “como esperado”, continha células de carcinoma.

Todo o tecido afetado foi retirado “com sucesso”, segundo o médico, que explicou que toda a área afetada foi tratada através de um método de secagem dos tecidos com alta frequência.

Segundo o médico, as lesões de carcinoma basocelular “não tendem a espalhar-se ou causar metástases”, pois ocorrem em casos “mais graves” de cancro de pele, como melanoma ou carcinomas de pele escamosa.

No entanto, admitiu que esse tipo de lesão cancerígena pode crescer e gerar problemas que exigem uma intervenção mais completa do que a extração cirúrgica.

A zona que foi submetida à biopsia ficou “bem cicatrizada” segundo o médico, que adianta que os próximos exames vão incluir revisões dermatológicas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights