Sindicato denuncia casos de sarna e de baratas na Misericórdia da Póvoa de Varzim

6 de Março 2023

Trabalhadoras da Misericórdia da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, e um dos sindicatos que as representa denunciaram esta segunda-feira que continuam a existir "casos da sarna e uma praga de baratas na instituição".

Esta manhã, numa ação de protesto organizada pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços – cerca de duas dezenas de pessoas, entre funcionárias e elementos sindicais, exigiram a valorização dos seus salários e direitos, e denunciaram estas alegadas questões sanitárias.

“Além das péssimas condições de trabalho, continua a haver um problema grave de saúde, devido à escabiose, também conhecida por sarna. Já é a segunda ou terceira vez que o surto acontece. Começou há meio ano, com mais de 20 casos entre trabalhadores e utentes, e surgiu de novo”, disse Marisa Ribeiro, coordenadora do CESP.

A sindicalista afirma que “a cada dia que passa há um novo caso”, entre funcionários e utentes, garantindo que, atualmente, “mais de 15 trabalhadores estão com sarna” e apontando inação por parte dos responsáveis da instituição.

“Continua a haver um número elevado de trabalhadores e de utentes com a doença e a Santa Casa não faz nada. Mais de 15 trabalhadores estão com sarna e alguns tiveram de recorrer à baixa médica, quando devia ser o seguro de saúde da instituição que devia assumir”, reiterou.

Marisa Ribeiro denunciou ainda “má qualidade da alimentação dada aos utentes e trabalhadores”, falando em ingredientes de “pouca qualidade e mal confecionados”, e deu conta de uma “praga de baratas” que continua a existir nos quartos dos utentes e na cozinha.

“Embora em menor número, continua a existir. O tratamento que foi feito não foi suficiente. As autoridades sanitárias já estiveram presentes, exigiram medidas, mas ainda não está resolvido”, disse Marisa Ribeiro.

Às acusações do sindicato, corroboradas no local por trabalhadoras, foram rebatidas pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.

“A questão das baratas está mais do que ultrapassada. A empresa que nos faz a desinfestação diz que situação está controlada e que os últimos relatórios não detetaram a presença desses insetos. A praga está controlada”, disse à Agência Lusa Virgílio Ferreira.

O responsável também rejeitou a existência de um surto de sarna, embora tenha reconhecido a existência de “casos pontuais”.

“O nosso médico disse-me que não existe surto de sarna. No passado, surgiram alguns casos, cerca de 20, mas foram tomadas as medidas sanitárias adequadas e administrados medicamentos de forma gratuita aos utentes e trabalhadores. Neste momento pode haver um ou outro caso, mas não é significativo”, afirmou o provedor.

Já sobre as questões salariais, Virgílio Ferreira garantiu que a instituição “está a cumprir a lei” e os acordos celebrados com o sindicato.

“O CESP, o sindicato mais representativo nesta casa, acordou, em outubro de 2021, a última grelha salarial com a CNIS [Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade]. Cabe ao CESP fazer novos acordos para atualizar as tabelas salariais. Cumprimos o que está na lei e já atualizamos os salários mínimos”, disse o responsável da Misericórdia da Póvoa de Varzim.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights