PSD, CDS-PP e PPM nos Açores querem apoio para acompanhantes de grávidas

7 de Março 2023

A coligação que compõe o Governo dos Açores (PSD, CDS-PP e PPM) apresentou esta segunda-feira uma anteproposta de lei que prevê apoios para os acompanhantes das mulheres grávidas das seis ilhas da região que não têm hospital.

“Com esta anteproposta de lei, pretende-se criar condições de dignidade e de igualdade para as pessoas grávidas e respetivas famílias, que vivem em ilhas sem unidade hospitalar”, justificou Paulo Silveira, deputado social-democrata, em conferência de imprensa, na Horta.

Segundo explicou, a iniciativa dos três partidos pretende assegurar o apoio à assistência à grávida no momento de preparação para a maternidade e parto, sem prejuízo aos direitos laborais das partes envolvidas.

“Apesar da produção legislativa para reforçar a proteção e o incentivo à parentalidade, para uma família que viva numa ilha sem hospital, uma gravidez implica a deslocação necessária para outra ilha”, lembrou o deputado do PSD, acrescentando que, além disso, há que contar que o companheiro da grávida, ou outro familiar, se desloque também, mas tendo de tirar férias, faltas ou baixas médicas.

Para Paulo Silveira, as entidades patronais não se devem substituir ao Estado no que toca à assunção de encargos para a proteção à parentalidade, que no seu entender, devem ser assumidos pela Segurança Social nacional.

“Com esta iniciativa, pretendemos criar o direito à licença para a assistência para deslocação a unidade hospitalar localizada fora da ilha de residência, para realização de parto, no âmbito da proteção na parentalidade, prevista no Código do Trabalho”, frisou.

PSD, CDS-PP e PPM defendem também a criação de um subsídio por necessidade de assistência para deslocação a um hospital fora da ilha de residência da grávida para a realização do parto.

“Com um valor igual a 100% do salário do acompanhante, este subsídio equivale ao que já existe para as grávidas que tenham de se deslocar a outra ilha para a realização de parto em unidade hospitalar”, sublinhou Paulo Silveira.

Nos Açores, existem apenas três ilhas com hospital (São Miguel, Terceira e Faial), o que obriga as grávidas das restantes ilhas (Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo) a saírem da sua ilha de residência, para a realização de trabalho de parto, nalguns casos, com várias semanas de antecedência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights