ENSP-NOVA promove Conferência Internacional para Impulsionar Transformação do Sistema de Saúde Português

15 de Março 2023

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) traz a Portugal as maiores referências internacionais em Value Based Healthcare (Saúde Baseada em Valor), para a “Value Based Healthcare Transformation Conference”, uma conferência internacional que reúne, em Lisboa, cerca de uma centena participantes entre decisores, académicos, profissionais e indústria da área da saúde.

Elizabeth Teisberg e Scott Wallace, do Value Institute for Health and Care, da Universidade do Texas vêm fazer a palestra “Restoring Health Care” e discutir o desenvolvimento do modelo de Saúde Baseada em Valor, com um painel nacional, dos setores público e privado, pioneiros no desenvolvimento de práticas de Value Based Healthcare em Portugal.

O conceito de Value Based Healthcare tem como objetivo principal a organização dos cuidados de saúde de forma a obter os melhores resultados clínicos e de saúde na perspetiva dos doentes e com otimização de recursos.

Trata-se de um modelo que altera a perspetiva do sistema de saúde, tradicionalmente baseada na atividade dos profissionais de saúde e remuneração por ato médico, para um sistema centrado no doente e organizado em torno das suas reais necessidades. Isto significa que, em vez de se avaliar os resultados em saúde por volume de serviço prestado, a avaliação é feita através dos resultados em saúde de cada doente.

Trazer Elizabeth Teisberg e Scott Wallace a Portugal “apresenta-se como uma excelente oportunidade de reflexão e estímulo para a transformação do modelo de governação em saúde”, explica Sónia Dias, Diretora ENSP-NOVA. “Trata-se de mais um contributo da Escola Nacional de Saúde Pública para o desenvolvimento do sistema de saúde português, que deve caminhar para modelos mais sustentáveis e com impactos positivos nas comunidades”.

A “Value Based Healthcare Transformation Conference” decorre no dia 15 de março de 2013, a partir das 10h30, no Auditório Coriolano Ferreira da ENSP-NOVA, e conta com o encerramento do Secretário de Estado da Saúde.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Adiar a maternidade traz desafios para a preservação da fertilidade

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) estima que os miomas uterinos apresentem uma prevalência de 20 a 40% nas mulheres em idade reprodutiva e de 70 a 80% aos 50 anos. Maior consciencialização sobre esta patologia e mais acesso aos cuidados de saúde tem facilitado a deteção precoce da doença. 

ONG critica falta de resposta a HIV/Sida em Angola

O responsável de uma rede de organizações angolanas lamentou hoje a deficiente resposta nacional ao HIV/Sida e falta de apoios, que diz levar ao encerramento de organizações comunitárias e à desistência dos tratamentos por parte dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights