Distinguido projeto do CHULC 

13 de Novembro 2023

Um projeto sobre Trombose Venosa Cerebral (TVC), desenvolvido pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), venceu a 5.ª Edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

O projeto “Técnicas de Imagem de Perfusão para Determinar a Viabilidade do Parênquima Cerebral em Doentes com Trombose Venosa Cerebral”, pretende melhorar os resultados da terapêutica endovascular em casos de TVC através de técnicas de imagem de perfusão.

Em comunicado, a MSD frisa que o tratamento endovascular no AVC arterial “é considerado um caso de sucesso, mas no caso da TVC tem mostrado resultados inconsistentes, possivelmente pela inexistência de um método capaz de identificar os doentes com maior probabilidade de beneficiar desse tratamento endovascular”.

Neste sentido, a equipa do CHULC propõe-se a desenvolver o primeiro estudo a “avaliar o aporte, distribuição pelo tecido e posterior drenagem de sangue do parênquima cerebral, através de técnicas de imagem de perfusão para a seleção de doentes para o tratamento endovascular.”

No estudo serão seguidos 70 doentes.

A equipa prevê que as conclusões do estudo “permitam o desenvolvimento de futuros modelos para seleção de doentes para a terapêutica endovascular, permitindo a melhoria do prognóstico de TVC.”

Os projetos: “Predicting efficacy and toxicity of immune checkpoint inhibitors: a role for interleukin 7”, representado pela Dra. Inês Margarido, Médica Interna de Formação Específica em Oncologia Médica, da Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School e “NRF2 e sobrecarga de ferro no transplante alogénico de medula”, representado pela Dra. Rita Neto, Médica Interna de Formação Específica em Hematologia Clínica no IPO Porto e colaboradora do grupo Hematopoiese e Microambiente no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto foram distinguidos com menções honrosas.

O Prémio MSD de Investigação em Saúde foi criado pela MSD Portugal, em 2019, e tem como propósito reconhecer e apoiar projetos inovadores, desenvolvidas por equipas constituídas por Médicos Internos e Especialistas, que apresentem potencial de impacto real na melhoria dos cuidados de saúde em Portugal.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights