Equipas hospitalares serão reforçadas durante as Jornadas da Juventude

24 de Março 2023

O ministro da Saúde revelou que haverá um reforço das equipas hospitalares durante as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão acontecer no início de agosto.

“Estamos a preparar as jornadas de forma global, mas esta será mais uma tarefa para o Serviço Nacional de Saúde”, disse aos jornalistas Manuel Pizarro, à margem do SNS Summit, que decorreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O INEM irá montar hospitais de campanha nas zonas onde se realizam os eventos das JMJ e os hospitais estarão “preparados numa segunda linha para um aumento de fluxo”, acrescentou, explicando que “as equipas serão reforçadas”.

O ministro lembrou que a maioria dos visitantes esperados são jovem e, por isso, são um grupo etário que habitualmente “causa menos preocupações em matéria de urgências”.

À margem do SNS Summit, Manuel Pizzaro foi também questionado sobre a possível continuidade do modelo rotativo de funcionamento que está em vigor nas Maternidades, que começou a ser testado no fim de semana do natal e foi alargado ao primeiro trimestre do ano.

Aos jornalistas, o ministro disse estar ainda a aguardar as conclusões da avaliação feita pela Direção Executiva do SNS, lembrando que as conclusões poderão não corresponder “sempre à resposta mais próxima, mas será sempre a resposta que garante qualidade e segurança”.

Questionado sobre a data de abertura do heliporto do Hospital de São João, que está em fase final de construção, o ministro disse esperar que seja ainda “este ano”, mas defendeu que o mais importante é que comece a funcionar apenas quando estiverem garantidas todas as condições de segurança.

Quanto à decisão sobre a localização do novo Hospital do Oeste, que deveria ser conhecida até ao final do mês, Manuel Pizarro disse que será conhecida “nas próximas semanas”.

O ministro lembrou que as pessoas “aguardaram há mais de uma década e meia” e por isso, agora, mais vale esperar “algumas semanas” pela decisão da equipa que está a analisar todo o processo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights