Serviço de Infeciologia do HGO assegura consultas descentralizadas de tuberculose

31 de Março 2023

O Serviço de Infeciologia do Hospital Garcia de Orta (HGO) estabeleceu uma parceria com o Centro de Diagnóstico Pneumológico Almada-Seixal (CDP) para a realização de consultas médicas no âmbito da tuberculose, foi esta semana anunciado. 

“Desde abril de 2022 que todas as consultas médicas do CDP têm sido asseguradas por uma equipa médica proveniente do HGO, contabilizando-se a realização de 3.034 consultas, só no ano passado. O painel de profissionais destacado pelo HGO é constituído por uma pneumologista e duas infeciologistas”, explica Nuno Marques, Diretor do Serviço de Infeciologia do HGO.

O responsável revelou ainda que dados de 2019 e 2020 revelaram que a população dos concelhos de Almada e Seixal apresenta uma incidência de tuberculose superior à média nacional. “Com ajuda do CDP, esta camada da população tem livre acesso ao atendimento médico, onde são asseguradas as fases de rastreio, diagnóstico e tratamento, desta doença estabelecendo-se a ligação aos cuidados hospitalares e a articulação com os centros de tratamento de referência da Tuberculose multirresistente”.

A tuberculose constitui risco acrescido de contração por parte dos doentes imunodeprimidos, como os portadores da infeção do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), tendo uma sintomatologia marcada por quadros de tosse arrastada (mais de três semanas), febre prolongada, expetoração com sangue, dores na região torácica, perda de peso e falta de força.  

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights