MAR Shopping e IKEA assinalam Consciencialização do Autismo com Casa Adaptada

1 de Abril 2023

Na véspera de se assinalar mais um Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de abril), os meeting places MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos inauguram a exposição e iniciativa de sensibilização “Casa Adaptada”.

Segundo a Federação Portuguesa de Autismo, nos últimos 30 anos, tem-se verificado um aumento do número de casos de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) diagnosticados em todos os países onde são realizados os estudos de prevalência. Em Portugal, o último estudo aponta para 50 mil pessoas, mas a Associação Portuguesa Voz do Autista estima que haja muitos mais casos não diagnosticados. Alguns dos principais desafios que pessoas com PEA enfrentam estão relacionados com a falta de adaptação de espaços necessária à sua funcionalidade e inclusão.

Entre 1 e 16 de abril, no pisos 0 do MAR Shopping Algarve e no piso 1 do MAR Shopping Matosinhos estarão patentes os protótipos de dois quartos adaptados às necessidades de pessoas com PEA. Aí decorrerão, também, talks para o público em geral e para profissionais, bem como ações de informação e sensibilização orientadas por psicólogos e terapeutas do O2a.

Segundo a equipa do O2a Centro, que intervém de forma integrada em mais de 100 crianças com PEA, as adaptações de espaços públicos, laborais, educativos e habitacionais devem ter em consideração não só a acessibilidade física e sensorial, mas, também, as competências socioemocionais e comunicativas de cada pessoa, para serem o mais inclusivos possível. A equipa do O2a Centro, responsável pelo projeto, explica que as necessidades variam consoante o grau de severidade da PEA e as características individuais. Este projeto foi elaborado consoante o estado da arte e as guidelines mais atuais. Os quartos modelo foram projetados tendo em conta uma faixa etária entre os 4 e os 9 anos de idade e um grau de severidade de ligeiro a moderado. Desta forma, a concretização deste projeto será passível de ser observada nos protótipos de quartos adaptados em exposição nos centros.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o salário bruto mensal médio da população portuguesa foi, em 2022, de 1.411 euros, o 17.º mais baixo entre os 26 Estados-membros segundo o Eurostat. Famílias com crianças e jovens com PEA ficam sobrecarregadas emocional, psicológica e financeiramente. As necessidades habitacionais específicas para promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias são mais um custo e, por isso, os centros MAR Shopping e a IKEA unem-se para mostrar como é possível fazer essas adaptações ao custo mais acessível possível.

As soluções em exposição serão posteriormente doadas a famílias com crianças e jovens com PEA com carências económicas, identificadas pelas autarquias de Loulé e Matosinhos. Também o O2a Centro oferecerá intervenção especializada a uma família carenciada durante um ano, nomeadamente uma sessão semanal de Terapia da Fala e Psicologia e uma sessão quinzenal de Terapia Ocupacional.

“Esta é mais uma iniciativa com que procuramos contribuir para uma maior inclusão de todas as pessoas e sensibilizar para as necessidades de grupos específicos das nossas comunidades. É claro que ainda há um caminho a percorrer, mas este pode ser um ponto de partida para questões que atualmente ainda não são muito faladas, como é o caso das necessidades específicas de pessoas com PEA, as quais, segundo os estudos apontam, continuarão a ser cada vez mais”, explica Sandra Monteiro, porta-voz da Ingka Centres Portugal, proprietária do MAR Shopping Algarve e do MAR Shopping Matosinhos.

“A casa pode e deve ser o nosso local de refúgio, conforto e segurança. Percebemos também que nos pode trazer tranquilidade e bem-estar, tanto físico, como mental e emocional. Foi, por isso, um prazer pensar uma solução para pessoas que têm necessidades particulares, provando que, com os produtos regulares da nossa gama, é possível criar soluções funcionais, relevantes e sempre muito acessíveis, independentemente da condição de cada pessoa”, afirma Cátia Carvalho, Home Furnishing & Retail Design Manager da IKEA.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

UpHill fecha ronda de 7 milhões de euros

A UpHill, tecnológica portuguesa que desenvolve software de orquestração e automação de jornadas de cuidados, acaba de fechar uma nova ronda de investimento no valor de 7 milhões de euros e anunciou a abertura de novos escritórios em Espanha e no Reino Unido.

Católica debate a psicologia no século XXII

Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, entre 19 e 21 de março, para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights