Espaço Saúde 360º Algarve proporcionou sessão informativa sobre a Doença de Alzheimer

3 de Abril 2023

O Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve recebeu mais uma edição da sessão “Saúde em Dia”, desta vez dedicada à Doença de Alzheimer.

A concretização deste evento teve como principal objetivo a sensibilização da comunidade idosa do Algarve para demências, através da partilha de informação credível, simples e objetiva. “É imperativo que a população conheça a importância de um diagnóstico atempado, quais as principais causas e formas de prevenção da doença e como devemos cuidar e abordar uma pessoa com este diagnóstico”, referiu Edite Reis, coordenadora do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal.

Em Portugal, estima-se que 194 mil pessoas tenham demência, das quais entre 60% a 80% Alzheimer. Esta é uma doença sem cura, mas é possível retardar a sua progressão através da adoção de um estilo de vida saudável, da prática de exercício físico, de uma alimentação equilibrada e de uma vida social ativa repleta de atividades que estimulem o cérebro. Ainda assim, em alguns casos é necessário o recurso a fármacos, que devem ser receitados pelo médico de família, psiquiatra ou neurologista que segue o doente.

Existem soluções para quem não consegue suportar os custos inerentes à doença, conforme referiu Edite Reis, coordenadora do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal: “os doentes com Alzheimer devem dirigir-se à segurança social, acompanhados por uma pessoa de confiança, para apresentarem o diagnóstico médico. Esta é a forma mais eficaz de conseguirem benefícios e ajuda para suportar os custos da Doença. Como, por exemplo, o Complemento por Dependência, o Pedido de Estatuto do Cuidador Informal ou o Regime do Maior Acompanhado. Contudo, é importante que o façam assim que forem diagnosticados para que possam usufruir destas ajudas o mais cedo possível.”

No Algarve, as pessoas com Alzheimer podem ser acompanhadas através de dois gabinetes criados pela Alzheimer Portugal, um em Portimão e outro em Lagoa. Nestes, é dado um maior apoio aos doentes, cuidadores e instituições através da construção de um maior grau de proximidade entre a comunidade. À semelhança de outros pontos do país, aqui também possível encontrar projetos como o Café Memória, um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, e o MUSICAL(MENTE), exclusivo do Algarve, que consiste numa atividade de grupo que junta doentes com demência e seus cuidadores, num ambiente estimulante, divertido, amigável e seguro.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights