5 motivos para um asmático praticar desporto

10 de Abril 2023

A prática de exercício físico contribui fortemente para o bem-estar físico e emocional e para a prevenção e controlo de doenças como a asma.

O diagnóstico desta doença não representa uma contraindicação para a prática de exercício físico. Independentemente da gravidade da asma, há sempre benefício associado ao exercício físico, mesmo que implique ajustes em termos de intensidade ou atenção na escolha da modalidade.

Aqui ficam, por isso, cinco boas razões para um doente asmático praticar exercício físico, elencadas pela Dr.ª Ana Luísa Moura, coordenadora do Grupo de Interesse de Asma e Alergia no Desporto da SPAIC: a prática de exercício físico melhora a capacidade pulmonar; o exercício físico promove a perda de peso que, por sua vez, ajuda no controlo da asma; o exercício físico reforça o sistema imunitário, reduzindo o risco de infeções respiratórias (desencadeantes frequentes dos sintomas de asma); o exercício físico melhora o humor e reduz o stress, o que, por sua vez, provoca menos sintomas de asma; após um bom aquecimento, uma pessoa com asma bem controlada pode participar em qualquer atividade física sem limitação.

Contudo, ressalva a imunoalergologista, em dias em que se verifica na atmosfera a presença de elevadas concentrações de pólen, a prática de exercício ao ar livre pode ser um fator de agravamento dos sintomas alérgicos. Por isso, fique atento ao boletim polínico e escolha as melhores condições e a localização mais apropriada para fazer o seu treino diário. De preferência, opte por um treino indoor.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights