APTAC felicita Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública no Dia Internacional da profissão

15 de Abril 2023

A Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública (APTAC) aproveitou mais um Dia Internacional para felicitar e celebrar os seus profissionais.

Em comunicado, a APTAC recorda que em 1996, no Congresso Mundial de Oslo, foi estabelecido pela Internacional Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS) o Dia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais. Desde a sua integração na IFBLS, a APTAC assumiu esta data como celebração da profissão em Portugal.

Sob o mote “Guardiões da Qualidade e Segurança dos Cidadãos”, a associação vê este dia como uma oportunidade para partilhar com a comunidade profissional, científica e civil a importância do seu papel.

O TACSP, na qualidade de prestador de cuidados de saúde, com qualificações superiores, exerce a sua atividade em complementaridade funcional com outros profissionais de saúde, com igual dignidade e autonomia, no âmbito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento.

A sua atividade tem por base o método científico (baseado na evidência) sustentado por padrões éticos e deontológicos.

O TACSP atua em conformidade com o processo de estudo e investigação concebendo, planeando, organizando, aplicando e avaliando o processo de trabalho, quer no âmbito do prognóstico, rastreio, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes patologias, quer no âmbito da saúde pública e da investigação científica, explica a associação.

Este profissional desenvolve a sua atividade em diversas áreas do diagnóstico laboratorial. As suas principais competências incluem uma profunda compreensão dos fundamentos biomédicos em conciliação com o processo da tomada de decisão clínica, incluindo o desenvolvimento e implementação de métodos de diagnóstico, implementação e gestão de sistemas de certificação e acreditação, garantia da qualidade dos resultados analíticos, atuando em todos os níveis de desenvolvimento do processo analítico, desde o momento da prescrição médica e obtenção da amostra biológica até à interpretação e validação dos resultados analíticos.

Os TACSP podem exercer em estabelecimentos públicos e privados, nomeadamente: laboratórios hospitalares, laboratórios clínicos, laboratórios universitários, laboratórios de investigação/industria farmacêutica e laboratórios de saúde pública.

Os órgãos sociais da APTAC “felicitam todos os TACSP” que, no exercício da profissão, “dignificam a sua missão” e, “mesmo contra as contingências dos tempos atuais”, “não deixam de desempenhar com competência, brio e mestria o seu papel”.

“Os saberes técnicos aliados ao profundo conhecimento científico dos nossos profissionais conferem a certeza de que o cidadão recebe não menos do que a excelência!

Parabéns a todos os TACSP”, remata a associação.

APTAC/PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights