Em comunicado, a APTAC recorda que em 1996, no Congresso Mundial de Oslo, foi estabelecido pela Internacional Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS) o Dia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais. Desde a sua integração na IFBLS, a APTAC assumiu esta data como celebração da profissão em Portugal.
Sob o mote “Guardiões da Qualidade e Segurança dos Cidadãos”, a associação vê este dia como uma oportunidade para partilhar com a comunidade profissional, científica e civil a importância do seu papel.
O TACSP, na qualidade de prestador de cuidados de saúde, com qualificações superiores, exerce a sua atividade em complementaridade funcional com outros profissionais de saúde, com igual dignidade e autonomia, no âmbito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento.
A sua atividade tem por base o método científico (baseado na evidência) sustentado por padrões éticos e deontológicos.
O TACSP atua em conformidade com o processo de estudo e investigação concebendo, planeando, organizando, aplicando e avaliando o processo de trabalho, quer no âmbito do prognóstico, rastreio, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes patologias, quer no âmbito da saúde pública e da investigação científica, explica a associação.
Este profissional desenvolve a sua atividade em diversas áreas do diagnóstico laboratorial. As suas principais competências incluem uma profunda compreensão dos fundamentos biomédicos em conciliação com o processo da tomada de decisão clínica, incluindo o desenvolvimento e implementação de métodos de diagnóstico, implementação e gestão de sistemas de certificação e acreditação, garantia da qualidade dos resultados analíticos, atuando em todos os níveis de desenvolvimento do processo analítico, desde o momento da prescrição médica e obtenção da amostra biológica até à interpretação e validação dos resultados analíticos.
Os TACSP podem exercer em estabelecimentos públicos e privados, nomeadamente: laboratórios hospitalares, laboratórios clínicos, laboratórios universitários, laboratórios de investigação/industria farmacêutica e laboratórios de saúde pública.
Os órgãos sociais da APTAC “felicitam todos os TACSP” que, no exercício da profissão, “dignificam a sua missão” e, “mesmo contra as contingências dos tempos atuais”, “não deixam de desempenhar com competência, brio e mestria o seu papel”.
“Os saberes técnicos aliados ao profundo conhecimento científico dos nossos profissionais conferem a certeza de que o cidadão recebe não menos do que a excelência!
Parabéns a todos os TACSP”, remata a associação.
APTAC/PR/HN/RA
0 Comments