Atividade assistencial do CHMT cresce a dois dígitos no primeiro trimestre

17 de Abril 2023

Os Serviços de Urgência do CHMT continuam a bater recordes assistenciais à população do Médio Tejo. Neste trimestre de 2023 foram atendidos 39.060 episódios de urgência – mais 3.871 do que no mesmo período do ano anterior, o que significa um crescimento de 11%. O crescimento mais expressivo ocorre na urgência pediátrica, com uma procura 24% superior ao período homólogo.

As três unidades hospitalares do CHMT localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas aumentaram em 11% homólogos os internamentos de doentes em enfermaria nos três primeiros meses do ano. Ao todo, passaram pelas unidades de internamento do CHMT 4341 doentes – mais 476 do que no mesmo período do ano passado.

Noutra frente, a das consultas externas de especialidade, a instituição também conseguiu aumentar a sua atividade. Foram realizadas, em média, 740 consultas por dia útil no CHMT – ou 48.085, no total do trimestre (mais 3060 do que no trimestre homólogo). Há a registar um expressivo crescimento de 12% as primeiras consultas face ao mesmo período do ano passado.

A atividade cirúrgica programada é outra valência que merece destaque na atividade assistencial do CHMT neste primeiro trimestre do ano, com um crescimento médio de 16% nos três primeiros meses de 2023, impulsionado pelo crescimento de 22% da cirurgia em ambulatório. Ao todo, foram realizadas neste período, no CHMT, 2.554 cirurgias, mais 354 do que no trimestre de 2022, o que perfaz uma média de 39 cirurgias por dia útil.

Há a registar nos três primeiros meses do ano um crescimento de 15% homólogos de sessões de Hospital de Dia e de Hemodiálise, respetivamente.

O maior crescimento em percentagem deste trimestre é o de 32% relativo à atividade da unidade de Hospitalização domiciliária do CHMT.

Os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica cresceram em média 6% e o Bloco de Partos é o único indicador que regista uma ligeira retração, de menos sete partos face ao igual período do ano anterior, devido ao encerramento quinzenal rotativo de maternidades que está em vigor desde o início do ano, por deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights