APIC elege Rita Calé Theotónio como presidente da direção

18 de Abril 2023

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) elegeu a cardiologista Rita Calé Theotónio como presidente da direção para o biénio 2023-2025, foi esta terça-feira anunciado. 

A nova Direção assume o projeto de continuidade da APIC, reforçando a importância das parcerias e colaboração com entidades congéneres, como condição fundamental para fomentar o estudo, investigação e promoção de atividades de âmbito científico, médico, e educacional na área da Cardiologia de Intervenção.

“A estratégia para os próximos dois anos assentará em três pilares fundamentais: Formação, Investigação e Relações nacionais, internacionais e com a tutela. Iremos promover a formação e capacitação dos profissionais de saúde com cursos e formações específicas, que promovam a partilha de conhecimentos e experiências interpares, bem como contribuir para uma maior literacia em saúde cardiovascular através de atividades educativas no seio da População”, garantiu Rita Calé Theotónio, citada na nota de imprensa.

A nova responsável defendeu ainda que a sua direção terá como objetivo “incutir dinamismo ao Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção e à Investigação na nossa área de intervenção. Faremos ainda um trabalho de sensibilização da tutela para a importância de disponibilizar os recursos adequados e necessários, de forma a manter a universalidade e equidade no acesso atempado a técnicas de intervenção percutâneas”.

Rita Calé Theotónio é licenciada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa e cardiologista com a subespecialidade de intervenção desde 2015. Fez parte da última Direção da APIC como Secretária-geral (2021-2023). Atualmente, é Coordenadora-adjunta da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Garcia de Orta.

A restante Direção é constituída por Pedro Jerónimo de Sousa (Secretário-Geral) e Carlos Galvão Braga (Tesoureiro). A Assembleia-Geral é composta por Rui André Rodrigues (Presidente), Joana Delgado Silva (Vogal) e David Neves (Vogal).

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de demência no país podem duplicar nos próximos 50 anos

Investigadores do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD) da Misericórdia de Riba D’Ave, em Famalicão, estimam que os casos de demência possam duplicar nos próximos 50 anos em Portugal, envolvendo 450 mil pessoas.

Inaugurado novo centro de saúde da Chamusca

O novo Centro de Saúde da Chamusca, no distrito de Santarém, um investimento de 2 milhões de euros (ME), foi esta terça-feira inaugurado para dar melhores condições a oito mil utentes e aos profissionais de saúde.

SRCOM acolhe o lançamento do livro de Rui Alves

No próximo dia 3 de abril, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe o lançamento do livro “Aprendendo a ensinar os adultos  – um conto sobre a saúde dos rins e do coração”, da autoria do Professor de Nefrologia e Patologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Rui Alves.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights