Sudão: Mais de 60% dos centros de saúde em Cartum estão fechados

26 de Abril 2023

Pelo menos 61% dos centros de saúde da capital sudanesa estão encerrados e apenas 16% funcionam normalmente, denunciou hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Em conferência de imprensa em Genebra, Tedros Adhanom Ghebreyesus acrescentou que “muitos pacientes com doenças crónicas, como doenças renais, diabetes e cancro, não têm acesso a instalações de saúde ou aos medicamentos de que necessitam”.

Na mesma conferência de imprensa, o chefe do Programa de Gestão de Emergências Sanitárias da OMS, Michael Ryan, anunciou estar em curso uma “avaliação exaustiva dos riscos para a saúde”, depois de uma das partes em conflito se ter apoderado de um laboratório na capital sudanesa.

O referido laboratório continha amostras de agentes patogénicos altamente contagiosos, incluindo o sarampo, salientou Michael Ryan.

“A equipa no terreno, bem como as nossas equipas de risco biológico e de biossegurança, estão a efetuar uma avaliação exaustiva dos riscos”, declarou.

Desde o passado dia 15 de abril que o Sudão, sobretudo Cartum, é palco de confrontos entre as forças armadas, comandadas pelo líder de facto do país desde o golpe de Estado de outubro de 2021, o general Abdel Fattah al-Burhan, e as Forças de Apoio Rápido (RSF), chefiadas pelo general Mohamed Hamdane Daglo, conhecido como “Hemedti”, que orquestraram em conjunto o golpe de 2021, mas que se tornaram inimigos.

Em causa está o fracasso das negociações para a integração dos paramilitares nas forças armadas, no âmbito de um processo de transição política no Sudão, que já causou a morte de mais de 400 pessoas e ferindo mais de 4.000 civis, segundo as instituições locais e internacionais.

Na terça-feira, a OMS tinha alertado que os riscos biológicos são “muito elevados” após a ocupação do laboratório nacional de saúde.

“Recebi um telefonema ontem [segunda-feira] do chefe do laboratório central de saúde pública. Está ocupado por uma das partes em conflito”, disse Nima Saeed Abid, representante da OMS no Sudão, numa conferência de imprensa em Genebra.

Nima Saeed Abid destacou que a situação é “extremamente perigosa” porque o laboratório contém amostras dos agentes patogénicos do sarampo, cólera e poliomielite.

Segundo Nima Saeed Abid, os ocupantes “removeram todos os técnicos do laboratório”, que agora está cabalmente “sob o controlo de uma das partes combatentes como uma base militar”.

A cólera é uma doença diarreica aguda que provoca a morte em poucas horas se não for tratada.

O sarampo, por seu turno, é uma doença viral muito contagiosa, como a poliomielite, que afeta principalmente crianças menores de 05 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights