Arranca hoje III Congresso Nacional das Associações das Pessoas com Diabetes

6 de Maio 2023

Começou este sábado, na Covilhã, o III Congresso Nacional das Associações das Pessoas com Diabetes, organizado pela Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FDAP).

O encontro que decorre este fim-de-semana tem como tema “As redes de Cuidados na Diabetes”. O evento visa “abordar a importância das redes de cuidados, desde a família aos cuidadores, passando pelas equipas de saúde e as instituições, conferindo-lhes um papel fundamental na gestão da Diabetes e na melhoria das condições de vida de quem lida todos os dias com esta doença.”

Para além do debate sobre quais são e como funcionam as Redes de Cuidados na Diabetes, serão também discutidos o estado atual em Portugal e as previsões para o futuro, no que respeita às práticas médicas, terapêuticas e terapias nesta área.

Para Emiliana Querido, Presidente da FPAD, “este III Congresso Nacional da Federação Portuguesa Das Associações De Pessoas Com Diabetes pretende abordar um tema tão importante no dia-a-dia das pessoas que vivem com esta doença. As doenças não são só de quem vive com elas, mas também das pessoas à sua volta, que têm diferentes papeis, mas todos eles importantes.”

“Ninguém sobrevive sozinho e para nós é fundamental dar a devida importância a todos aqueles que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida de quem vive com esta patologia. Acredito que com a realização das várias edições deste congresso vamos contribuindo para melhorar a literacia em saúde nesta área e que a cada ano estamos a melhorar um pouco a vida dos doentes, contribuindo para que tenham uma melhor qualidade de vida”, acrescenta.

Estima-se que a nível nacional cerca de 13% da população sofra com esta patologia.

A FDAP alerta que “grande parte das vezes os doentes não têm o acompanhamento necessário para conseguirem ter uma melhor qualidade de vida.”

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights