“Colorectal Talks” no Hospital de Braga

8 de Maio 2023

Peritos em cirurgia colorretal reúnem no Hospital de Braga, de 10 a 13 de maio, no "Colorectal Talks - International Meeting on Colorectal Surgery", um encontro científico que juntará participantes de todo o mundo.

“Teremos a abordagem e a partilha, qualificada e académica, de conhecimentos e experiências em matérias que se revestem de complexidade, são diferenciadoras e que têm impacto no dia a dia dos utentes”, explica Joaquim Costa Pereira, diretor do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga congregará no encontro internacional palestrantes da Arábia Saudita, Brasil, Bulgária, Egipto, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia, Itália, Lituânia, Marrocos, Portugal, Reino Unido, Suíça, Tailândia e Turquia.

De acordo com Joaquim Costa Pereira, através de “um programa robusto, analisaremos com especialistas de todo o mundo os tópicos mais debatidos em cirurgia colorretal e proctologia”. O responsável pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga realça que o “Colorectal Talks” “será uma oportunidade de excelência para a troca de experiências e o debate de temáticas como a disfunção do pavimento pélvico, prolapso retal, dor pélvica, síndrome de defecação obstrutiva, abordagens à colectomia direita laparoscópica e cirurgia de cancro rectal”.

João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, destaca que o hospital bracarense se encontra “na linha da frente” e aposta na “valorização permanente das suas equipas”.

Os palestrantes e os temas anunciados suscitaram o interesse, até ao momento, de participantes de várias proveniências: Portugal, Albânia, Arábia Saudita, Bangladesh, Brasil, Bulgária, Costa Rica, Egipto, Hungria, India, Iraque, Marrocos, Peru, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

A iniciativa tem confirmada a participação de Antonio Longo (pioneiro no desenvolvimento de novas técnicas de coloproctologia e um dos cirurgiões mais citados na literatura científica), Sérgio Regadas (primeiro cirurgião sul-americano a realizar uma reversão laparoscópica do Procedimento de Hartmann e que também desenvolveu técnicas cirúrgicas na área da coloproctologia), Pasquale Giordano (professor honorário sénior na Barts and the London School of Medicine at Queen Mary University of London que contribuiu para a elaboração de diretrizes na área da cirurgia colorrectal) e de Liliana Bordeianou (professora de cirurgia na Harvard Medical School, diretora de Serviço de Cirurgia Colorretal e da Unidade de Doenças do Pavimento Pélvico do Massachusetts General Hospital).

Olfat El-Sibai (primeira mulher cirurgiã do Médio Oriente, professora universitária de cirurgia e primeira mulher a ser diretora de serviço de um departamento de cirurgia no Egito) também participará, assim como Sthela Regadas (diretora de Serviço de Cirurgia Colorrectal no Hospital Universitário Walter Cantídio e coordenadora da Unidade de Doenças do Pavimento Pélvico do Hospital São Carlos, Fortaleza, Brasil).

O encontro científico terá ainda a presença de Lúcia Oliveira (diretora do Departamento de Fisiologia Ano-retal do Rio de Janeiro, fundadora do Cepemed e autora de diretrizes de incontinência fecal da American Society of Colon and Rectal Surgeons – ASCRS) e de Omar Al-Obaid (professor associado no Departamento de Cirurgia da Universidade King Saud em Riade, Arábia Saudita, que introduziu a cirurgia colorrectal laparoscópica e estabeleceu o centro de referência de cancro colorrectal no Hospital Universitário King Khalid em Riade, Arábia Saudita).

O “Colorectal Talks – International Meeting on Colorectal Surgery” é promovido em conjunto pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga, InSurge – Associação Cirúrgica de Braga, SPCMIN – Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva e ISUCRS – International Society of University Colon and Rectal Surgeons.

O programa completo pode ser acedido em www.hospitaldebraga.pt/agenda.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights