Remodelação do edifício do Centro de Saúde de Seia foi adjudicada por mais de 2 ME

12 de Maio 2023

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai iniciar a remodelação do Centro de Saúde de Seia, uma intervenção “há muito necessária e desejada pela população”, num investimento superior a dois milhões de euros.

“As obras de remodelação do Centro de Saúde de Seia vão ser uma realidade. A intervenção estrutural do edifício, tantas vezes prometida e há muito necessária e desejada pela população, vai ter início muito em breve”, referiu a ULS da Guarda em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Segundo a ULS, “vão ser investidos mais de dois milhões de euros numa remodelação que tem como principal objetivo assegurar uma prestação de cuidados de qualidade através da melhoria das condições estruturais e de conforto do edifício, beneficiando utentes e profissionais”.

O contrato de adjudicação da obra foi assinado esta semana pelo Conselho de Administração da ULS da Guarda, presidido por João Barranca, e pelos representantes do consórcio vencedor do concurso.

A ULS lembrou que a candidatura para execução da empreitada foi aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que estão “reunidas todas as condições para que a obra possa avançar”.

A intervenção contempla a remodelação da totalidade do edifício do Centro de Saúde de Seia, sendo que no Piso 01 vão funcionar áreas de apoio e técnicas, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e a Unidade de Cuidados na Comunidade.

No Piso 02 ficará instalada a Unidade de Cuidados de Saúde Partilhados, o Piso 03 acolherá uma área técnica e a direção e o Piso 04 ficará destinado a área técnica.

O Movimento Unitário de Defesa dos Serviços de Saúde em Seia, no distrito da Guarda, que tem defendido a realização de obras no edifício do Centro de Saúde, reagiu hoje com satisfação ao anúncio da adjudicação da empreitada.

“Nós, ainda, acolhemos com expectativas que isso [a obra] se venha a realizar. Já há sinais de que [a empreitada] irá avançar, até porque já se veem alguns contentores onde irão funcionar as instalações [do Centro de Saúde] provisórias. Naturalmente que reagimos com bastante satisfação. É pena que seja tarde, mas vale mais tarde do que nunca”, afirmou à Lusa o porta-voz do movimento, Zulmiro Almeida.

O responsável acrescentou que o movimento de cidadãos continua a reivindicar que, a par das condições físicas, o Centro de Saúde de Seia também tenha melhores condições humanas, ou seja, “consultas e médicos de família”.

“E que a saúde, quer no Hospital de Nossa Senhora de Assunção (Seia), quer no Hospital da Guarda, suba para um patamar mais alto”, desejou, lembrando que a saúde no distrito da Guarda, tal como no país, “está doente”.

O Movimento Unitário de Defesa dos Serviços de Saúde de Seia tem chamado a atenção para os problemas da saúde no concelho “há muitos anos” e em fevereiro promoveu uma ação onde foram reivindicadas obras urgentes no Centro de Saúde.

O Centro de Saúde de Seia e o Hospital Nossa Senhora da Assunção são geridos pela ULS da Guarda que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda (exceto o de Aguiar da Beira que na área da saúde pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões).

A ULS gere atualmente os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e três unidades de saúde familiar (Carolina Beatriz Ângelo e Ribeirinha, na cidade da Guarda, e Mimar Mêda, na cidade de Mêda).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights